O Teatro Experimental do SESC Amazonas (Tesc) fará a abertura das atividades teatrais do projeto Férias no SESC, com apresentações, nos dias 6 e 7 de janeiro, da peça “A Paixão de Ajuricaba”, dirigida pelo dramaturgo e escritor Márcio Souza.

A peça relata um dos episódios das guerras indígenas na Amazônia no século XVIII entre portugueses e os manau – nação aruaque que através de seu líder Ajuricaba mobilizou uma confederação de povos do rio Negro e resistiu por oito anos contra a ocupação lusitana. Os manau foram derrotados em 1728 por uma poderosa força militar. Ajuricaba foi preso e quando era transportado para Belém, onde seria vendido como escravo, atirou-se nas águas da baía do rio Negro, em frente ao forte de São José da Barra, origem da cidade de Manaus.

As apresentações serão realizadas no Teatro Oficina do SESC, na unidade do Centro de Manaus, às 20h nos dois dias. Após as atividades na capital amazonense o grupo irá para Paris, onde fará apresentações dos dias 11 a 21 de janeiro. 

O projeto Férias no SESC contará com apresentações musicais, de dança, teatro, exibição de filmes, exposições e oficinas durante todo o mês de janeiro.

Sobre o Tesc

O Teatro Experimental do SESC é uma atividade do Centro Social do SESC Amazonas e foi fundado em 1968. A partir de 2003 o grupo renovou o elenco e reafirmou seus principais objetivos. Sob a direção do dramaturgo e escritor Márcio Souza, o grupo busca, em primeiro lugar, investigar e aprofundar os conhecimentos do teatro em suas diversas funções, em segundo lugar, encenar espetáculos da grande dramaturgia e peças que reflitam o processo histórico da Amazônia e, em terceiro, abrir espaço para manifestações culturais dos povos indígenas ameaçados de extinção.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.