O programa Cultura consiste no conjunto de atividades voltado para a transformação social por meio do desenvolvimento e difusão das artes, do conhecimento e da formação dos agentes culturais, respeitando a dinâmica dos processos simbólicos e fomentando a tradição, preservação, inovação e criação.

As atividades são desenvolvidas por meio das Artes Cênicas (Circo, Dança e Teatro), Artes Visuais, Música, Literatura, Audiovisual e Biblioteca.

Conheça alguns projetos do SESC na área de Cultura:

Para difundir, valorizar e estimular a produção artística cultural dos estados que fazem parte da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins), o SESC promove o projeto Amazônia das Artes, com mostras de cinema, espetáculos de dança e teatro. As mostras circularam nos regionais permitindo um intercâmbio entre os artistas e o público dos locais.
Com o objetivo de mostrar a diversidade musical do Estado e evidenciar a produção de artistas locais, o projeto Canção da Mata foi criado em 2006 pelo SESC Amazonas. Além da apresentação dos artistas, faz parte das atividades do projeto a realização de mostras de músicas. Das canções apresentadas, uma é selecionada para representar o Estado no Festival de Música Cidade Canção (Femucic), realizado pelo SESC-PR.
O projeto foi criado pelo SESC Amazonas em 1980 e busca a descoberta de novos intérpretes e revelação de talentos na área musical do Estado. No início, o festival atendia somente os comerciários que frequentavam o SESC no horário do almoço. Com o passar dos anos, acabou se firmando entre os eventos de maior destaque cultural no Amazonas. Dentre os talentos revelados pelo festival estão: Arlindo Junior, Serginho Queiroz, Liz Araújo, Salomão Rossy, Nely Miranda, Cris Silva, Eduardo Branco, Henrique Cardoso.

Incentivar o gosto pela sétima arte, contribuir para a valorização do cinema nacional, promover o lazer e educação através do cinema. Estes são os objetivos principais do projeto CINE SESC, promovido pelo SESC Amazonas desde 2005. O projeto atende escolas e comunidades periféricas de Manaus com sessões de cinema para o público infantil e adulto.

O SESC Amazonas promove, todos os meses, exposições de artes plásticas para o público em geral. A galeria Moacir de Andrade, localizada na unidade SESC Centro, recebe artistas renomados, do Projeto Amazônia das Artes, Arte SESC e artista iniciantes.

É um dos projetos desenvolvidos com o apoio do DN e tem como objetivo principal desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O projeto foi criado em 1997 e tem a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam a construção de uma obra de fundamentação artística não comercial.

Através desse projeto, o Estado recebe artistas de companhias de todo o país. A atividade prevê a troca de informações e metodologias de trabalho entre os artistas, e, destes com o público, por meio de conversas, oficinas e debates que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.

Para estimular o desenvolvimento da prática da leitura junto ao público infanto-juvenil e adulto por meio de atividades que propiciem o prazer de ler e dialogar com outras linguagens artísticas, o SESC Amazonas criou a Feira de Livros, desenvolvida há mais de duas décadas. O projeto busca não se restringir apenas a comercialização de livros, mas sim a oferecer uma série de atividades ligadas à literatura.

A feira também tem o propósito de divulgar autores e fomentar a produção literária do Estado e conta, a cada edição, com a presença de autores locais em lançamentos de obras e palestras. A atividade conta ainda com apresentações musicais, teatrais e exposições. Através de parceria com as editoras e livrarias, os frequentadores da feira podem, com liberdade, folhear os livros, e, principalmente, conhecer, mais de perto, os livros, a mais notável das conquistas da civilização.