No Amazonas o programa Assistência consiste em atividades socioeducativas e assistenciais que estimulem a participação social e a cooperação entre indivíduos, instituições e setores da sociedade, visando contribuir para a inclusão social e para o acesso aos direitos sociais.

As atividades desenvolvidas nessa área são:

Desenvolvimento Comunitário 

Conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de núcleos e redes comunitários e projetos sociais, através da articulação intersetorial, promovendo a capacidade local para o desenvolvimento da comunidade, colocando seus integrantes como protagonistas.

Trabalho Social com Grupos

Consiste em ações de formação, desenvolvimento e intercâmbio de grupos de diferentes segmentos, destinadas a promover a participação social e o exercício da cidadania em defesa dos direitos sociais.

A partir da formação de grupos sociais de idosos, crianças, adolescentes, intergeracionais, voluntários e outros, compreende as realizações: Ação de voluntariado, Campanha, Consulta social, Curso, Encontro, Oficina, Palestra, Reunião e Visita domiciliar, institucional e comunitária.

Segurança Alimentar e Apoio Social

Consiste em ações sistemáticas e eventuais de mobilização de recursos e competências que operam no combate à fome e ao desperdício e no apoio social para redução de vulnerabilidades.

As ações são desenvolvidas por meio das modalidades: Desenvolvimento de Capacidades e Redes.

Dentro dessas modalidades atua o Mesa Brasil, com ações educativas voltadas para a troca de experiências e construções de conhecimentos relacionados aos determinantes da segurança alimentar e nutricional. Ações interdependentes para ordenação de rede intersetorial, visando arrecadação e distribuição de gêneros alimentícios e outros produtos, destinados a populações/indivíduos em situação de vulnerabilidade social.