Presidência: Aderson Santos da Frota (em exercício)
Diretoria: Adriana Silva do Nascimento Sales (interina)

O Sesc é uma instituição de direito privado e, neste sentido, não executa nem gerência políticas públicas de Governo. Criado, mantido e administrado pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, configura-se como uma entidade de prestação de serviços, de caráter socioeducativo, cuja atuação se dá no âmbito do bem-estar social nas áreas de Saúde, Cultura, Educação, Lazer e Assistência.

No Estado do Amazonas, o Sesc foi criado em 24 de fevereiro de 1948 e tem papel fundamental no desenvolvimento social do Estado, estando presente na capital Manaus e nos municípios de Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé, realizando atendimentos através de seus espaços físicos e de suas cinco unidades móveis, que desenvolvem os Projetos BiblioSesc, OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher, por meio da oferta de serviços itinerantes à sua clientela.

O Serviço Social do Comércio (Sesc), criado pela Confederação Nacional do Comércio, nos termos do decreto-lei n° 9.853, de 13 de setembro de 1946, publicado no DOU(Diário Oficial da União) de 16 de setembro de 1946, tem por finalidade estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar social e a melhoria do padrão de vida dos comerciários e suas famílias e, bem assim, para o aperfeiçoamento moral e cívico da coletividade, através de ações educativas que, partindo da realidade social do país, exercite os indivíduos e os grupos para adequada e solidária integração numa sociedade democrática. No Amazonas, o Sesc foi instalado em 1948.

O Departamento Regional do Sesc AM, embora sujeitos às diretrizes e normas gerais prescritas pelos órgãos nacionais, é autônomo no que se refere a administração de seus serviços, gestão dos seus recursos, regime de trabalho e relações empregatícias. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Amazonas é responsável por administrar, em todo o estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Ampliar o reconhecimento do Sesc pela sociedade, como instituição inovadora e propositiva na promoção de ações para o desenvolvimento humano e social.

Transparência
Atuação íntegra com respeito às pessoas, à diversidade e à legislação, nas atitudes, na utilização dos recursos e na comunicação institucional.

Excelência
Desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos e métodos de trabalho, nas atividades e serviços, tendo como referência os princípios e práticas que fortaleçam a identidade institucional.

Atuação em rede
Fortalecimento do pensamento sistêmico e da identidade institucional, respeitando a diversidade regional.

Ação educativa transformadora
Contribuição para o desenvolvimento do ser humano, visando a melhor compreensão de si mesmo, das suas potencialidades, do contexto em que vive, de sua capacidade de realizar escolhas e de colaborar para a coletividade.

Sustentabilidade
Incorporação de práticas sustentáveis, transversais e integradas, às ações institucionais.

Acolhimento
Adoção de atitudes e condições para materializar o adequado acesso e permanência dos diversos públicos, considerando aspectos socioeconômicos, estruturais e culturais.

Respeito à diversidade
Tratamento digno para todos, na promoção da acessibilidade, da inclusão sociocultural e recusa a qualquer forma discriminatória.

Protagonismo
Referência na idealização e execução de ações socioeducativas para o cumprimento de suas finalidades.

Inovação
Promoção de um ambiente favorável à criação e experimentação de novas ideias e iniciativas que propiciem o aperfeiçoamento e/ou mudanças estruturais, contribuindo para o reconhecimento da instituição.

Para alcançar tais finalidades, o Sesc tem os seguintes objetivos gerais:
1 – Fortalecer, através da ação educativa, propositiva e transformadora, a capacidade dos indivíduos para buscar, por conta própria, a melhoria das condições de vida;
2 – Oferecer serviços que possam contribuir para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida do público atendido;
3 – Contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e difusão da produção cultural.

O Serviço Social do Comércio, Sesc, tem como objetivo proporcionar o bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e a seus dependentes.