Na manhã da última terça-feira (31), o Sesc Amazonas realizou as primeiras doações que estão sendo arrecadadas no projeto Sesc Solidário para as famílias atingidas pela seca histórica no Amazonas.

Nas regiões do Baixo Curari e Curari Grande, no município de Careiro da Várzea, 100 famílias foram beneficiadas com cestas básicas e biscoito salgado, totalizando aproximadamente 2 toneladas de alimentos doados.

Os moradores beneficiados fazem parte da Associação dos Agropecuários da Comunidade do Divino Espírito Santo do Curari Grande, Associação de Produtores Agroterra do Curari e Associação Comunitária de Produtores da Região do Baixo Curari. Além disso, também são agricultores que, normalmente, fornecem a produção excedente para que o Mesa Brasil doe àqueles que mais precisam.

“A estiagem prejudicou essas pessoas em vários aspectos, tanto na produção em si, quanto com relação ao escoamento dos produtos que é realizado por via fluvial. Devido a isso, o Sesc resolveu destinar um quantitativo dessas doações para a comunidade, também como forma de retribuição”, ressalta a Diretora Regional do Sesc Amazonas, Adriana Nascimento.

Produtora de pepino, feijão de metro, abobrinha, batata, quiabo e maxixe, a moradora da comunidade Divino Espírito Santo, Renata Souza, relata a situação enfrentada diariamente no local, tanto pela seca, quanto pela fumaça.

“Nossa água deixou de ser potável, não dá mais para usar para beber, nem fazer comida. Na questão da agricultura, ficou muito difícil tirar nosso produto e levar para vender na capital. E ainda tem essa fumaça, que tem noite que a gente não consegue nem dormir, ainda mais quem tem problema respiratório, a gente sofre muito com isso aí”, conta.

Renata comenta, ainda, sobre o amparo que estão recebendo de pessoas e instituições sociais.

“Essas ajudas são muito boas para nós, as associações só tem a agradecer por esse ato de solidariedade de vocês, ainda mais ao passar e sentir na pele a dificuldade que é para chegar aqui”, afirma.

O Sesc continua arrecadando doações de alimentos não perecíveis (exceto sal), água e materiais de higiene. As pessoas e empresas interessadas em fazer parte dessa rede de solidariedade podem entregar os materiais nos seguintes pontos de coleta: Sesc Centro, rua Henrique Martins, nº 427; Balneário, av. Constantinopla, nº 288, Alvorada; Cidade Nova, rua Visconde de Itanhaém, nº 94.