O acelerado avanço tecnológico durante as duas ondas da pandemia de Covid-19 gerou a necessidade de adequação a uma nova realidade. O trabalho em home office, e-commerce e a interação constante com ferramentas on-line se consolidaram no pós-pandemia, o que exige a adaptação constante das pessoas.

Para não ficarem de fora dessas mudanças, os idosos precisam de auxílio no uso dessas novas tecnologias. Por isso, o Sesc AM, com o intuito de fomentar a inclusão e a capacitação das pessoas idosas, promove o projeto “Grupo 60+ Conectados”, que irá proporcionar ações virtuais com o intuito de desenvolver habilidades e potencialidades por meio do uso de tecnologias.

A coordenadora do Trabalho Social com Grupos (TSG) do Sesc AM, Sônia Isolino, explica as alternativas adotadas, que possibilitaram a continuidade dos trabalhos do TSI durante a pandemia. “O Trabalho Social com Idosos foi diretamente afetado pela suspensão das atividades presenciais e pelo isolamento social. A equipe abraçou ainda mais os recursos digitais como os grupos de WhatsApp e o Facebook para dar continuidade ao diálogo, à troca, ao entretenimento e mesmo à promoção da qualidade de vida desses clientes”, afirma.

Sobre o projeto 60+ Conectados, a coordenadora do TSG destaca a importância das ações desenvolvidas pelo Sesc AM para o atendimento à pessoa idosa. “Agora, com o projeto 60+ Conectados, a instituição reafirma o seu papel de referência nesse trabalho de integração e valorização do público maduro, reforçando as ações de inclusão digital, que foram realizadas nos grupos presenciais. Os conteúdos são trabalhados com dinamismo por meio de plataformas virtuais e novas metodologias, estimulando a interação social e trazendo desafios, que possam resignificar constantemente a velhice”, ressalta.

Entre as atividades do 60+ Conectados, destacam-se as oficinas de memória, de leitura, contação de histórias e ciclos de palestras.

Os encontros serão realizados nos meses de maio a dezembro, sempre às quartas-feiras, nas plataformas digitais Google Meet, WhatsApp, Youtube.

Os interessados podem se inscrever nas Centrais de Atendimento do Sesc AM na capital e nas unidades do interior.

Para mais informações, ligue (92) 2126-9519.

TSI – Trabalho Social com Idosos Sesc

Desde o início da década de 1960, o Sesc realiza atividades para promover a saúde integral da pessoa idosa. Pioneiro no País, o Trabalho Social com Idosos (TSI) tem por objetivo principal oferecer ações que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões. No Sesc AM, o TSI iniciou o seu primeiro grupo de convivência em 1987, portanto, pioneiro no estado.

Hoje, o programa atende no Amazonas a mais de 300 idosos de forma sistemática por meio de ações socioeducativas e de lazer em sete grupos de convivência. Esses possibilitam a articulação das dimensões individuais, relacionais e sociais, tornando a velhice um tempo significativo e produtivo tanto para quem a vive, quanto para quem convive com ela.