O Mesa Brasil é o primeiro banco de alimentos da região Norte de iniciativa privada. (Foto: Divulgação)


Desde 1994, o Sesc realiza ações de segurança alimentar e nutricional com aproveitamento do excedente alimentar. Em 2003, o Programa Mesa Brasil Sesc foi implantado em todos os estados brasileiros. No Amazonas, o programa foi lançado no dia 22 de setembro de 2003, na modalidade colheita urbana encarregando-se de coletar, todos os dias e de forma segura, alimentos frescos, produtos hortifrutigranjeiros, alimentos industrializados em quantidades menores, entre outros, e de encaminhá-los para entidades sociais.

Em 2004, o Mesa Brasil Sesc AM firmou parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), recebendo produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, passando a se desenvolver na modalidade Banco de Alimentos. Nessa modalidade, o Programa recebe grandes doações, de preferência produtos não perecíveis, em sua maioria hortifrutigranjeiros, enlatados ou de maior durabilidade, geralmente não mais comercializáveis. Busca onde sobra, armazena e os disponibiliza para as entidades sociais. Desde então a arrecadação de alimentos só aumentou, atendendo os municípios de Manacapuru, Iranduba, Rio Preto da Eva, Careiro da Várzea e Novo Airão.

Em abril de 2017 foi inaugurado o novo galpão intitulado Banco de Alimentos Ubaldino Meirelles, com estrutura para recebimentos de um maior volume de doações, sendo considerado o primeiro e único Banco de Alimentos do Estado do Amazonas.