A Fecomércio AM esteve presente na Solenidade de Assinatura do Decreto que Institui o “Programa Estadual de Combate ao Desperdício e a Perda de Alimento”, na manhã desta terça-feira (3). Durante a solenidade o Governador Wilson Lima e o secretário da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Petrucio Júnior, destacaram a importância do Programa Mesa Brasil do Sesc AM, no combate a fome e o desperdício de alimentos.

O governador Wilson Lima, reforçou o compromisso em ampliar a parceria entre o Estado e as instituições sociais que atuam para reduzir a insegurança nutricional no Amazonas. “A gente não pode mais continuar vivendo nesse contrassenso de desperdício tão significativo enquanto pessoas ainda estão em situação de vulnerabilidade social. Então, hoje é mais um passo importante que nós damos nesse combate à fome no estado do Amazonas. Somos muito gratos pela parceria do Sesc, que realiza a triagem e distribuição destes alimentos para as instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil”, disse.

De acordo com a Sepror, 90 toneladas de frutas e verduras são desperdiçadas nas feiras da capital. Desde o início do programa, em março de 2019, 100 toneladas de alimentos foram arrecadados em quatro feiras beneficiando 70 mil famílias. No pico da pandemia de Covid-19, entre abril, maio e junho, foram arrecadas 16 toneladas de alimentos.

“O Sesc dá um apoio muito grande ao nosso programa de combate ao desperdício, somando forças ao governo, para que pudéssemos apresentar esses números de 70 mil famílias beneficiadas.  Com a lei agora sancionada pelo governador Wilson Lima, nós teremos segurança jurídica para que não só os feirantes da capital possam fazer a doação, mas também para que supermercados, mercadinhos e aquelas pessoas jurídicas que trabalham com alimentos possam também buscar o nosso programa e assim ajudar aquelas pessoas que mais precisam”, destacou o secretário de Produção Rural, Petrucio Júnior.