Criado em 1946, o Serviço Social do Comércio, Sesc, é uma instituição brasileira privada, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, porém aberto à comunidade em geral. Atua nas áreas da Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência.                               

No Amazonas, o Sesc começou suas atividades em 1948 na cidade de Manaus e ampliou sua  atuação para o interior do estado e hoje possui uma ampla estrutura, não só na capital amazonense, mas em diversas cidades do estado. No interior, está presente em Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé, Coari, Maués e Manacapuru. Em Manaus possui sua sede regional, as unidades Sesc Centro, Cidade Nova e Balneário.

As principais atividades promovidas pelo Sesc no estado são:

O Programa Sesc Ler trabalha no desenvolvimento de políticas de educação, ampliando e fortalecendo a dimensão educativa de sua ação social.

O Mesa Brasil é uma ação promovida entre o Sesc, empresas, instituições sociais e que formam uma rede nacional de bancos de alimentos para o combate à fome e ao desperdício.

O programa Turismo Social do Sesc propicia o acesso, do público atendido pelo Sesc, a bens culturais, fazendo com que entre em contato com a natureza e valorizando a autoestima. 

O OdontoSesc vai além de tratamentos odontológicos básicos, procedimentos curativos e restauradores. O atendimento é realizado em duas clínicas odontológicas e na moderna unidade móvel. 

O Sesc também desenvolve trabalhos para a Terceira Idade. Os idosos aprendem trabalhos manuais como artesanato, pintura em tecido, crochê, além de aulas de relaxamento e oficinas abertas falando sobre assuntos da terceira idade.

Na área Cultural, o Sesc desenvolve projetos como: Sonora Brasil, Palco Giratório, Festival de Talentos, Concurso de Contos, Amazônia das Artes, Feira de Livros, Canção da Mata, Mostra Literária, Bibliosesc, entre outros que proporcionam cultura à população gratuitamente. Visando formar a identidade cultural a todo público atendido. O Sesc também oferece cursos de Balé, Danças de Salão, Teatro, Música e Artes Visuais.

Na área de Esportes e Lazer, o Sesc promove e incentiva campanhas para praticantes de atividades físicas e visa em suas ações tirar as pessoas do sedentarismo. Entre os eventos realizados podemos destacar: Meia Maratona Sesc de Revezamento, Copa Sesc de Futsal, Ciclo Sesc e o Circuito Nacional de Triathlon (Etapa Manaus).

Na área Educacional, o Centro de Educação José Roberto Tadros, Escola Sesc, oferece do ensino infantil ao médio em duas unidades na capital. Na Seção de Educação, localizada no Centro de Atividades, são oferecidos os cursos de Libras, Idiomas e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), essa última, para adolescentes e adultos que desejam regularizar os estudos ou a certificação de conclusão do ensino básico.  

O Sesc AM, está investindo na construção do mais moderno Centro Cultural da cidade. O projeto inclui a construção de dois teatros, o primeiro, de grandes proporções, com capacidade para 252 pessoas e equipamentos de última geração e a promessa de ter um padrão de conforto baseado nos melhores teatros do mundo.

Em 2019, o Sesc inaugurará, em Manacapuru, um Hotel que visa ao lazer e recreação dos Manauaras e amazonenses de outros municípios. Com acomodações dentro dos padrões internacionais, o Hotel Sesc vai proporcionar aos hóspedes o contato com a biodiversidade amazônica.

Assessoria de Comunicação
Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM