O diagnóstico precoce da doença é fundamental no tratamento. (Foto: divulgação)


Celebrado no dia 4 de fevereiro, o Dia Mundial do Câncer, é uma data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), para chamar atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o impacto da doença.

Sendo assim, a Educação em Saúde irá realizar uma exposição sobre essa campanha na unidade Sesc Balneário no dia 4 de fevereiro e na unidade Sesc Centro no dia 6 de fevereiro. Visando incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto no dia a dia.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o diagnóstico precoce da doença é fundamental no tratamento. O câncer não tem uma causa única, havendo diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas).

Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer. Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.