A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher foi o local onde a agente de saúde, Cileide Cordeiro, 46, deu início ao tratamento de câncer na mama. Por meio da unidade, ela detectou o problema, encontrou amparo humanizado pelos colaboradores e conseguiu dar início ao processo de cura. O episódio ocorreu em Manacapuru, no interior do Amazonas.

Segundo Cileide, na primeira consulta, quanto atestaram o problema por meio do exame de mamografia, ela não acreditou no diagnóstico e decidiu refazer o exame em um outro local que, por sua vez, negou a existência da doença e contrariou o exame da equipe do Sesc.

“O resultado do Sesc dizia que eu estava com início de câncer. Não acreditei e fiz outra mamografia em uma clínica particular que dizia que eu não tinha nada. Retornei ao Sesc e comuniquei o ocorrido. Os funcionários me acolheram e fizemos novamente o exame que comprovou que o primeiro diagnóstico estava correto. A equipe me acolheu e me ajudou psicologicamente”, disse.

Para Cileide, a passagem pela unidade da Mulher do Sesc AM representa um momento único na vida dela. “Eu tive o privilégio de fazer o exame bem no princípio onde fui diagnosticada com câncer na mama esquerda. É importante as mulheres realizem o rastreamento porque ao identificar o problema logo no começo você tem o privilégio de alcançar sua cura e ver as coisas de uma forma melhor”, conta.

Após receber o apoio do Sesc, naquele primeiro momento de descoberta, Cileide começou a caminhada de tratamento. Por meio do Sesc AM, a paciente conseguiu dar outros passos rumo à cura. “Sabendo do meu resultado que era positivo, o Hospital do Câncer de Barretos, parceiro do Sesc, disse que ia me acompanhar. Fiz a minha cirurgia de retirada da mama, com   reconstrução de prótese”, relata.

Cileide fala sobre o sentimento de gratidão aos profissionais e ao projeto do Sesc AM. “Hoje eu posso dizer que estou bem, o Sesc salvou a minha vida e eu sou muita grata, no interior não temos acesso a mamógrafo, então foi uma porta de esperança para mim, através desse projeto que eu consegui ajuda”, finaliza.

Confira a história de Cileide Cordeiro: https://www.youtube.com/watch?v=x56Krl4b2sQ

Unidade móvel

Criada em 2016, a Unidade móvel Sesc Saúde da Mulher realiza exames gratuitos com o objetivo prover a melhoria na qualidade de vida do público feminino, prioritariamente o de baixa renda, visando à detecção e prevenção de doenças.

A unidade atua como uma clínica da mulher sobre rodas, visando a prevenção do câncer de mama e colo de útero através da realização de exames de rastreamento como a mamografia digital e o papanicolau, além de ações educativas para a promoção da saúde.

Além de oferecer um atendimento humanizado a infraestrutura da unidade móvel chama a atenção, dentro há um consultório para realização de exames citopatológicos, uma sala de mamografia (espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio), um banheiro, uma tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, que também tem funcionamento de recepção e sala de espera. Dispõe ainda de um ambiente climatizado, além de elevador de acesso para deficientes.