68 site

O Sesc, Serviço Social do Comércio, instituição criada em 13 de setembro de 1946, pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra, como resultado da ação de empresários e organizações sindicais é uma entidade de prestação de serviços de caráter socioeducativo. Tem como missão promover a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores do comércio e seus dependentes, os servidores e estagiários do Sesc e Senac, as pessoas que trabalham em entidades sindicais do comércio e dos comerciários e seus dependentes em atividades ou aposentados. Sua atuação se dá no âmbito do bem-estar social nas áreas de assistência, saúde, cultura, educação, esporte e lazer distribuídos por 11 unidades no Amazonas.

As principais atividades promovidas pelo Sesc AM são:

O Programa Sesc Ler trabalha no desenvolvimento de políticas de educação, ampliando e fortalecendo a dimensão educativa de sua ação social. Implementa um processo educativo integrado para jovens e adultos não escolarizados. O Sesc, através do Sesc Ler, desenvolve Políticas de Educação com o objetivo de minimizar o índice de analfabetismo no Brasil, principalmente para reduzir os 16 milhões de brasileiros analfabetos maiores de 15 anos inscritos nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Mesa Brasil é uma ação promovida entre o Sesc, empresas, instituições sociais e voluntários, que tem como principal parceiro hoje a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab. O Mesa Brasil é formado por uma rede nacional de bancos de alimentos para o combate a fome e ao desperdício. O programa visa à melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza com uma perspectiva de inclusão social. É um programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado, não só na distribuição de alimentos, mas também em Campanhas educativas.
Os alimentos arrecadados provêm de excedentes produzidos por empresas parceiras ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.
Em 2013, o Mesa Brasil Sesc AM, distribuiu mais de 2.000 toneladas, atendendo a mais de 65 mil pessoas em 185 instituições sociais cadastradas, nos municípios de Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Iranduba.

O programa Turismo Social do Sesc propicia o acesso, do público atendido pelo Sesc, a bens culturais, fazendo com que entre em contato com a natureza e valorizando a auto-estima. O Turismo Social tem como objetivo não só reproduzir uma viagem, mas desenvolver as ações que ofereçam oportunidade de integração favorecendo o intercâmbio cultural de forma divertida. 

O OdontoSesc vai além de tratamentos odontológicos básicos,  procedimentos curativos e restauradores. A ênfase do programa está na educação da população sobre a saúde e modificação de hábitos. O atendimento é realizado em duas clínicas odontológicas e na moderna unidade móvel. 

O Sesc também desenvolve trabalhos para a Terceira Idade. Os idosos aprendem trabalhos manuais como artesanato, pintura em tecido, crochê, além de aulas de relaxamento e aulas abertas falando sobre assuntos da terceira idade. Estas práticas proporcionam novos aprendizados, estimulam o crescimento pessoal e cultural, o ciclo de amizades e  contribui para que o processo de envelhecimento ocorra em condições dignas, estimulando o idoso a fazer uma leitura do mundo atual a partir de suas próprias idéias e perspectivas, sem perder de vista experiências, memórias e trajetórias pessoais.

Na área cultural, o Sesc desenvolve projetos como: Sonora Brasil, Palco Giratório, Festival de Calouros, Concurso de Contos, Amazônia das Artes, Feira de Livros, Canção da Mata, Mostra Literária, Teatro Experimental do SESC (Tesc), Bibliosesc, entre outros que proporcionam cultura à população gratuitamente. Visando formar a identidade cultural a todo público atendido.

Na área de Esportes e Lazer o Sesc promove e incentiva campanhas para praticantes de atividades físicas e visa em suas ações tirar as pessoas do sedentarismo. Entre os eventos realizados podemos destacar: Meia Maratona Sesc de Revezamento, Dia do Desafio Move Brasil, Copa Sesc de Futsal e Futebol de Areia, Ciclo Sesc e diversas outras atividades.

O Sesc AM possui uma ampla estrutura, não só na capital amazonense, mas em todo o Estado. No interior está presente em Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé, Coari, Maués e Manacapuru. Em Manaus possui sua sede regional, as unidade Sesc Centro, Cidade Nova e Balneário.

Essa última, conta com um amplo espaço verde, um Centro de Educação com mais de 1.000 vagas para educação infantil, ensino fundamental e médio e um parque aquático com duas piscinas, correntezas, tobogãs e outros atrativos. Também dispõem de restaurante e duas quadras poliesportivas cobertas. Na unidade Balneário, está localizado o edificío Enock Luinère Alves, no qual está a Academia Sesc, uma das mais modernas de Manaus, e o salão de eventos Zezinho Corrêa, com capacidade para 200 pessoas.

Em dezembro de 2013, o Sesc inaugurou o anfiteatro Ministro José Bernardo Cabral, estruturado na unidade Balneário. Com 5,6 mil metros quadrados e capacidade para receber cerca de duas mil pessoas, o prédio abriga apresentações artísticas.  Com a estruturação do anfiteatro, o Sesc reafirmou o compromisso com o fomento da cultura no Amazonas. O anfiteatro está equipado com “Foyer”, quatro lanchonetes, sala de ensaios, pátio de convivência, cabine de som e depósitos no térreo. No subsolo há quatro camarins, administração,  monta carga, rampas de acesso e garagem. O palco mede 292 mil metros quadrados.

Neste mês de setembro, o Sesc comemora 68 anos de muitas atividades e conquistas. Outras virão, faça parte desta história.

Assessoria de Comunicação
Fecomércio – Sesc e Senac AM