Cheio de energia e bom humor, aos 47 anos o autônomo José Bonfin dedica seu tempo a três amores distintos: família, trabalho e academia. A última paixão o conquistou há pouco tempo, há apenas um ano e meio “seu José” se relaciona com os aparelhos de musculação e pesos da academia. A convivência com a atividade física começou depois que a cabeça começou a rodar e as tonteiras se tornaram constantes.

“Eu doava sangue de seis em seis meses desde os 37 anos, até que comecei a sentir umas tonteiras. Então aproveitei e pedi uma consulta no Hemoam, pois quem doa sangue pode fazer. Resumindo: meu colesterol estava nas alturas. A atendente disse que, por hora, não passaria nenhum remédio, mas me orientou a fazer exercícios. Foi o ponto de partida para eu mudar de vida”, lembra.

De lá para cá José Bonfin mudou muita coisa, as caminhadas se tornaram corridas, a academia virou rotina e a alimentação passou a ser mais leve, saudável e de três em três horas. Os benefícios das mudanças se refletem até hoje na saúde, e claro, na estética. “Vai chegando a idade e a gente tem que se cuidar, né? No início era só pela saúde mesmo, mas hoje tenho consciência do quanto me fez e faz bem. Tenho apenas 3% de gordura corporal. Se eu não tivesse feito nada disso por mim, hoje eu estaria com a barriga lá no chão, pois eu já tinha uma pança”, brinca.

A administradora Simone Nogueira, 33, também mudou seu estilo de vida. Por incentivo de uma amiga, há dois anos ela largou o sedentarismo e frequenta a academia de segunda a sexta, religiosamente. Como em alguns casos, Simone mesmo sedentária e com maus hábitos alimentares, sempre possuiu um biotipo de corpo magro, por esse motivo ela acreditava não precisar de academia. “Eu era tão magrinha que as vezes tinha vergonha do que as pessoas poderiam pensar se me vissem na academia, afinal, pela lógica, eu não precisava”.

Simone conta que as primeiras semanas foram as mais difíceis e que quis desistir várias vezes. “Sentia muitas dores pelo corpo, mas depois do primeiro mês eu comecei a gostar. Em relação à saúde eu percebi várias coisas, não sentia mais cansaço. As minhas atividades do dia ficaram mais leves e eu me sentia mais disposta para tudo. Com isso também veio a preocupação com a alimentação, procurei um nutricionista e até hoje sigo uma alimentação saudável. Quando dá vontade, como uma besteirinha, e sei que isso não me prejudica minha saúde”, explica.

Independente do motivo, para começar um estilo de vida onde há preocupação com a alimentação e com a prática de atividades físicas, é preciso investir tempo, ter paciência e principalmente dedicação. É o que afirma o Educador Físico do Sesc Inácio Cruz, “muitos alunos chegam aqui na academia, prestam atenção nas orientações e fazem o treino corretamente. Sempre bato na tecla de que é preciso ter persistência, pois o resultado não vem da noite para o dia, o tempo para o resultado aparecer depende do objetivo da pessoa e do quanto ela leva a sério”, afirma.

“Nesse ponto a internet atrapalha bastante, as pessoas precisam entender que um treino milagroso copiado da internet, além de não funcionar, pode causar uma lesão gravíssima. Para manter a saúde e o corpo, a receita é simples: treino, alimentação, descanso e disciplina. Esses são os quatro pontos, mas cada pessoa tem seu objetivo, e para alcançar a meta é preciso dedicação, frequência e ajuda de profissionais”, explica.

A Academia do Sesc, localizada na Av. Constantinopla, 288, Alvorada, além de profissionais treinados e qualificados, oferece uma gama de atividades: musculação, funcional, lutas, aula de ritmos, natação, pilates, entre outros. A área de cárdio possui esteiras e bikes modernas assim como os equipamentos de musculação.

“Sempre estamos de olho nas novidades de maquinário, nossos aparelhos são novos e nosso sistema de treinamento é computadorizado. A estrutura do Sesc chama atenção, temos um espaço bem amplo. Além desse complexo, temos quadras de areia, quadras poliesportivas, piscinas, escadas ao ar livre e um mundo de possibilidades dentro do Balneário do Sesc. Os professores utilizam essa estrutura toda, não somente a sala de musculação e as outras salas”, detalha Roberta Santos, encarregada técnica responsável pela Academia do Sesc.

Além disso, o diferencial da academia é manter um ambiente de amizade entre os alunos. “A parte motivacional é muito importante pra gente, a sociabilização faz parte da academia do Sesc, fazemos além do treino tradicional, diversos outros circuitos fora da academia, onde todos os alunos podem participar, assim unimos à pratica da atividade física ao convívio social. Esse é um diferencial que nos orgulha”,  conclui Roberta.