O atleta Milson Lima de Almeida, 31, treina Jiu-Jitsu há dois anos e oito meses no Sesc AM, ele carrega em seu currículo 12 vitórias de primeiro lugar, duas de segundo lugar e três de terceiro. Milson conta que competiu pela primeira vez pelo Sesc e atualmente treina para competições mundiais.

“Ano passado fui considerado o segundo melhor do Brasil no ranking da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu (FBJJ ). Agora estou me preparando para uma grande competição, se tudo der certo no próximo ano irei lutar o mundial em Las Vegas. Eu não sonhava chegar até aqui, mas o Sesc me apresentou o Jiu-Jitsu”, disse.

O medalhista explica que antes de conhecer o esporte não praticava nenhuma atividade física e tinha maus hábitos alimentares. “Antes de conhecer o Jiu-Jitsu eu só pensava em trabalho, não tinha uma boa alimentação, era sedentário e a partir do esporte eu mudei totalmente a minha rotina de vida”, argumentou.

O faixa azul de Jiu-jitsu conta que as mudanças que o esporte trouxe para ele foram muito além das vitórias conquistadas. “Quando eu comecei o Jiu-Jitsu no Sesc eu era muito tímido, hoje em dia eu consigo me envolver mais e conversar mais com as pessoas. Através do esporte comecei a conhecer outros estados, pois nunca tinha viajado, conheci muitos lugares que eu nunca nem imaginava passar”, explicou.

“A estrutura que o Sesc me deu foi uma das melhores, foi o que me fez chegar no nível que estou hoje, sem esse apoio eu jamais teria conquistado o que consegui. Eu não tinha perspectivas, não tinha os sonhos que tenho hoje e agora posso dizer que estou me realizando, não só como profissional, mas como ser humano também”, finalizou Milson Almeida.

De acordo com Inácio Cruz, trinador de Jiu-Jitsu do Sesc AM, uma das coisas mais importantes que Milson adquiriu dentro do Jiu-jitsu foi a mudança de hábitos. “Tudo começou como um hobby, um início de uma atividade física, só que com o passar dos meses eu percebi que ele era muito dedicado. Ele deixou velhos hábitos que lhe atrapalhavam e isso fez toda a diferença”, disse.

“Com o passar do tempo ele pediu para participar das competições, ele começou sendo vice-campeão amazonense, depois foi uma vitória trás da outra. Agora estamos buscando dar passos maiores e sempre o incentivando, pois esse é o objetivo do Sesc”, explicou Inácio.

Incentivo a prática de atividades

O Sesc oferece diversas modalidades esportivas e atividades físicas como forma de lazer para uma vida mais saudável. Para a instituição esporte significa manter a forma, valorizar o bem-estar do corpo da mente e desenvolver a autonomia como forma de cidadania.

Com opções para crianças, jovens, adultos e idosos, as unidades do Sesc investem em instalações com elevados padrões técnicos, projetados em ambientes que integram acessibilidade, sustentabilidade e socialização. Além disso, fortalece do desenvolvimento físico da população por intermédio de eventos esportivos.

Além disso, o Sesc oferece esporte como forma de inclusão social, valorizando projetos que envolvem famílias, escolas e comunidades, privilegiando sempre a cidadania.