Neste ano a  ação também irá alcançar os municípios de Presidente Figueiredo e Parintins.


O Sesc Amazonas, por meio do projeto “Ver para Aprender”, realizou nesta quarta-feira (5), a entrega de cerca de 40 óculos para alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da unidade Cidade Nova. O projeto tem como objetivo realizar exames preventivos em alunos para evitar doenças e distúrbios, que atrapalham o aprendizado.

Por meio de ações educativas como palestras e brincadeiras, o “Ver para Aprender” previne doenças, realiza exames oftalmológicos gratuitos e doa óculos aos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Neste ano a  ação também irá alcançar os municípios de Presidente Figueiredo e Parintins.

Raimundo Felix de Souza Pereira, 57, conta que ainda não tinha tido a oportunidade de usar óculos de grau e percebeu o benefício que o assessório trouxe. “Eu nunca fui a uma consulta com o oftalmologista, nunca tinha usado óculos, quando eu coloquei  parece que clareou tudo. As letras menores eu não conseguia decifrar qual era, ficava embaçado e agora eu consigo ver direito”, disse.

Ivone Nascimento Ferreira, 56, relata que os óculos facilitaram na execução das atividades diárias. “Meus óculos já estavam ultrapassado, eu precisava de outro mas ainda não tinha conseguido comprar. As vezes passava o ônibus e eu tentava ler e não conseguia então é uma vitória para mim conseguir fazer as coisas sozinha. Agradeço muito ao Sesc pela oportunidade”, explicou.

Segundo a coordenadora da saúde, Fabiana Amazonas, os estudantes matriculados ganham mais que ensino de qualidade, recebem anualmente atendimento oftalmológico pelo programa. “Desde 2009 realizamos o projeto, para melhorar o desempenho dos alunos na sala de aula. Traz muitos benefícios, além de serem pessoas que estão aprendendo a ler e escrever, eles têm mais motivação nos estudos”, finaliza.