Criado em 1993, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Empretec é hoje o principal programa de formação de empreendedores no mundo. Promovido em 40 países, é gerido no Brasil pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa visa identificar e aumentar o potencial empresarial dos participantes, estimular novas fontes de criação de empresas e com isto, gerar emprego e renda.

Atento à capacitação de seus colaboradores e engajado no estímulo às práticas inovadoras de gestão, o Sesc AM apoia e incentiva a participação de seus funcionários no Empretec. A gerente de Recursos Humanos da instituição, Cristina Pereira, salienta a importância da adesão ao projeto, como forma de propiciar o crescimento profissional dos colaboradores. “Pensamos no Empretec com o intuito de desenvolver as habilidades gerenciais com um olhar empresarial. Nosso objetivo é potencializar as competências técnicas e comportamentais, para que os nossos gestores se sintam donos do negócio. Além da evolução profissional e pessoal do funcionário, a empresa tem uma melhoria nos seus processos, com impactos nas atividades e consequentemente, o retorno financeiro e social”, destaca.

Kilson Costa, coordenador de lazer do Sesc AM, comenta a participação no Empretec e os ganhos nas suas decisões como gestor. “Em 2021, tivemos a oportunidade de ‘Empretecar’ no Sebrae AM. É um curso maravilhoso, que desenvolve o empreendedorismo intrínseco em cada um de nós. Por meio das CCEs (abordagem das 10 características comportamentais do empreendedor), foi possível identificarmos nossos pontos fortes e de melhoria, que foram trabalhados de forma positiva. Após o seminário, minha gestão no Sesc AM ficou mais eficiente”, constata.

Roberta Nascimento, encarregada do departamento físico e esportivo do Sesc AM, revela como o programa contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. “O Empretec é fundamental para quem é gestor, líder e empreendedor da sua vida pessoal e profissional. Ele desenvolve aspectos comportamentais de um empreendedor de sucesso, o que faz uma diferença na gestão empresarial. Minha experiência foi espetacular, pois me sinto mais capacitada e apta a desenvolver capacidades, que eu não imaginava que tinha”, explica.
A coordenadora estadual do Empretec, Ariadne Teixeira, explica os principais pontos desenvolvidos no seminário e os benefícios para a vida profissional dos participantes. “A metodologia criada pela ONU tem o objetivo de transformar e ir a fundo nas características empreendedoras individuais. Ela melhora o desempenho empresarial, dá mais segurança nas tomadas de decisões, amplia a visão de oportunidades e aumenta a chance de sucesso, o que, consequentemente, reduz as possibilidades de fracasso”, salienta.

O Sebrae/AM aderiu ao projeto em 1996, tornando-se o Empretec no estado, um dos produtos linha top da instituição, com mais de 350 turmas realizadas em todo o Amazonas, sendo mais de 240 só em Manaus. O programa possui uma carga horária de 60 horas de capacitação, com atividades práticas, que abordam atitudes de empreendedores bem-sucedidos com foco nas 10 características de comportamento empreendedor mapeadas pela ONU.

O Empretec é desenvolvido em duas fases, sucessivas e complementares. Na primeira, ocorre a inscrição e a seleção de participantes, mediante preenchimento de formulários, que permitem avaliar características de comportamento empreendedor do candidato. Na segunda, são realizadas entrevistas individuais, que buscam identificar as características e traçar o perfil do comportamento empreendedor do participante.

Para se inscrever, os interessados deverão baixar a ficha de pré-inscrição no site do Sebrae (www.sebrae.com.br), preenchê-la e encaminhar para o email ariadne@am.sebrae.com.br.