A diretora do Centro de Educação Sesc, Ana Rita Arruda, foi homenageada em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do AM (Aleam), onde recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcelos Dias. A homenagem foi realizada no Plenário Ruy Araújo, às 11h, e aconteceu de maneira híbrida, com alguns deputados e homenageados presentes e outros participando via internet, em razão das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus.

A honraria é destinada a profissionais da educação que contribuíram de maneira relevante para a área. Cada parlamentar indica um profissional para receber a comenda, totalizando 24 indicados. O Fórum de Educação do Amazonas indica outros 10 profissionais de destaque.

Ana Rita Arruda destaca a importância da distinção recebida. “É uma honra e um privilégio receber a medalha Professora Ignês de Vasconcelos Dias, um ícone da educação no Estado do Amazonas. Serei eternamente agradecida ao Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Josué Neto por ter escolhido o meu nome para homenagear”, salienta.

Idealizadora da homenagem, ainda no seu primeiro mandato como deputada estadual, a Professora Therezinha Ruiz (PSDB), explicou que objetivo é reconhecer os profissionais de educação que se destacam por seus méritos nessa atividade, com práticas pedagógicas inovadoras que contribuem para a melhoria efetiva do ensino, seja na rede pública ou privada. “Ser educador é muito mais que uma profissão, é, na verdade, uma missão, uma vocação”, declarou a parlamentar, afirmando que ser professor vai além de ensinar as primeiras palavras ou as mais complexas matérias. O professor é o profissional que ensina a ver o mundo, a pensar e ser crítico do que acontece ao redor”, explica.

Medalha do Mérito Educacional

Foi instituída pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da deputada Therezinha Ruiz, atualmente também presidente da Comissão de Educação da Aleam. A homenagem leva o nome da professora Ignês de Vasconcelos Dias, nascida no ano de 1921, no município de Itacoatiara (distante 176 km) , que se tornou referência como educadora no Amazonas, tendo dedicado sua vida ao magistério, até chegar ao cargo de secretária de Estado da Educação.

*Com informações da diretoria de comunicação da Aleam