Os alunos do Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros, Gabriel Castro, Letícia Guedes, Sthefany Calheiros e Uzhiel Printes venceram em suas categorias no 44° Jogos Escolares do Amazonas, que ocorreu dos dias 12 a 23 de julho.

As categorias das quais os alunos participaram foram: natação, judô e wrestling. No total, foram 7 medalhas conquistadas.

Natação

Gabriel Castro, de 13 anos, ganhou três medalhas de ouro e uma de prata na natação. O aluno relembra como iniciou no esporte.

“Eu comecei a nadar com dois anos por indicação médica e com sete anos comecei a competir. Já fui tetracampeão norte e nordeste e pentacampeão amazonense”, conta.
O estudante segue agora para o Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), realizado em novembro, no Rio de Janeiro.

Judô

Para Letícia Guedes, vencedora do 1° lugar na modalidade judô, o sentimento é de orgulho.

“A escola nos incentivou bastante e eu me sinto muito orgulhosa em representar o SESC”, comenta.
A atleta, que começou no esporte após não se reconhecer em atividades como o balé, também possui experiências em campeonatos locais e regionais.

“Eu já fui diversas vezes campeã amazonense, fui para o brasileiro regional no qual também fui medalhista. Inclusive, esse ano ganhei medalha no regional sub-18 e sub-21, em que fui por experiência e acabei medalhando”, explica.

Wrestling

Os estudantes Sthefany e Uzhiel foram os vencedores das medalhas de ouro e prata no wrestling, respectivamente. Para eles, uma rotina de treino é essencial para se obter bons resultados.

“Fiz acompanhamento nutricional com personal para bater o peso e treino com o meu técnico de luta olímpica todos os dias”, conta Sthefany.

A jovem destaca, ainda, a trajetória de sucesso dentro do esporte que começou a praticar em 2019.

“Em 2021, lutei meu primeiro campeonato brasileiro, ganhei e classifiquei para o pan americano e para o mundial, em que fiquei em 2° e 3° lugar, respectivamente”.

A próxima missão de Sthefany é um campeonato em Ribeirão Preto (SP).

Já Uzhiel, de 17 anos, prata no wrestling, tem uma história mais recente, e já vitoriosa, no esporte. O jovem migrou do jiu-jitsu, no qual iniciou a treinar aos três anos de idade por incentivo do pai. Este ano decidiu começar a treinar o wrestling estilo livre e em abril participou do campeonato brasileiro, conquistando o 3° lugar.

Estreante no Jeas, o estudante frisa o quanto a experiência foi enriquecedora para ele, que começou a treinar a pouco tempo e enfrentou atletas experientes na competição.

“A experiência foi muito legal, fiz quatro lutas com pessoas que já têm uma carreira grande no wrestling, então fiquei muito feliz com o resultado e animado para treinar para os outros campeonatos”, frisou.

Incentivo e apoio da escola

Segundo o professor de Educação Física, Augusto Brandão, a escola apoia a participação dos alunos e reconhece o esforço de todos nos jogos.

“Ver o desempenho deles é algo muito gratificante para nós porque os alunos gostam e almejam isso. Além de que o esporte traz questões como saúde, bem estar e questões sociais, então é essencial o incentivo da escola”, destaca.

O professor comenta, ainda, que essas atividades estimulam a participação de outros alunos.

“A escola como um todo se movimenta imaginando as próximas competições no ano que vem, e os alunos começam a querer se preparar para participar”, finaliza.