Nos dias 13 e 14 de maio, às 15:00h, o Sesc AM realizará duas oficinas voltadas para análise e debate da intervenção urbana artística e suas relações com o teatro, dança, performance e as artes visuais. No dia 15, das 18:00h às 22:00h, após os dois dias de aprendizagem nas oficinas, artistas vão caminhar lentamente, cobertos de argila e com os olhos vendados pelo centro de Manaus.    
 
A interação do coro performativo com os espaços que simbolizam o eixo financeiro e político provoca estranhamento crítico na paisagem urbana. O choque visual do efeito de petrificação dos corpos, o comportamento alienado e a extrema lentidão dos movimentos, instigam a reflexão sobre as diversas formas de cegueira, assim como o empobrecimento da experiência humana decorrente do crescente processo de mercantilização das cidades das artes e dos corpos.
 
Dezenas de homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados, caminham lentamente, interferindo poeticamente no fluxo cotidiano da cidade. CEGOS é uma obra aberta a diferentes leituras: a redução da nossa existência à função produtiva e ao consumo, o excess de trabalho, o aprisionamento e a petrificação da vida, a automatização do cotidiano, a degeneração ética que se alastra no atual estágio da sociedade.
 
Em 2014 a performance passou por Campinas/SP, Natal/RN, Fortaleza/CE, Ilha da Madeira – Portugal, Barcelona – Espanha, Maceió/AL, Cuiabá/MT e Paris – França A próxima cidade a receber a performance será Recife/PE. Só em 2014, mais de duzentas pessoas participaram da ação como performers. Não é necessário possuir experiência artística para participar, basta frequentar a Oficina de Intervenção Urbana promovida em cada cidade por onde a performance CEGOS passa.  
 
As oficinas artíticas serão gratuitas e ministradas pelos professores e artistas Marcelo Denny, Marcos Bulhões e Priscilla Toscano diretores do Grupo Desvio Coletivo.
 
Na primeira parte da oficina ocorre análise e debate sobre material fotográfico e videográfico de algumas das principais referências da intervenção urbana artística, enfocando trabalhos em espaços originalmente não dedicados à fruição artística, incluindo experiências no fluxo das ruas.
 
Na segunda parte, os participantes vivenciam ações performativas centradas no conceito de coralidade, tendo espaços como ponto de partida de criação.
 
As inscrições para as oficinas e a apresentação artística vão até amanhã (13/05) no Sesc Centro, localizado na rua Henrique Martins , 427, Centro.
 
Mais informações pelos telefones:  92 2126-9587 e 2126-6780.
 
Assessoria de Comunicação
Fecomércio / Sesc / Senac
Telefone: (92) 3131-5234 // (92) 3131-5235