curso de danca zouk maxixe
 
Estão abertas as inscrições para o curso de dança do Sesc AM. Os estilos musicais oferecidos são Zouk e Maxixe. As aulas serão ministradas no Centro de Atividades do Sesc, às terças, quintas e sextas-feiras no horário de 19h às 21h. O início das aulas será em 09/09 com término em 30/09. 
 
Para ser inscrever, os interessados devem apresentar a carteira do Sesc atualizada e ter a idade mínima de 10 anos. Para comerciários o valor do curso é de R$ 50,00 e para usuários R$ 60,00.  
 
As inscrições podem ser feitas no Centro de Atividades do Sesc que fica localizado na rua Henrique Martins, 427, Centro. O horário de funcionamento é de 08:30h às 18:30h, de segunda a sexta-feira.
 
Zouk
 
O zouk (pronuncia-se "zuque") é um gênero musical originário das Antilhas (Guadalupe e Martinica). Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, especialmente no Pará, Amapá e Bahia, precisamente em Porto Seguro.
Zouk – que significa "festa" – é uma dança praticada no Caribe, mais frequentemente nas ilhas de Guadalupe e Martinica. Assim como o merengue, o zouk é dançado trocando-se o peso basicamente na cabeça dos tempos musicais (o que muitos professores de dança chamam simplesmente de tempo). Afora algum estilo que utiliza somente a cabeça do tempo, em geral entre as cabeças se marca também no intervalo entre as mesmas, no que é chamado de contratempo (como por exemplo no samba)- marcado com o chamado 1,2. No contratempo, se faz o movimento característico do zouk: uma ginga ou um movimento sinuoso (onda) conhecido como cobrinha.
 
No Brasil, utiliza-se a música zouk para uma espécie de dança oriunda da lambada, porém com movimentos mais adaptados ao andamento da música. A lambada era muito rápida e frenética, impossibilitando muitos passos que existem hoje. A dança zouk brasileira possui hoje vários estilos. Mas a base para a dança nunca deixou de ser a lambada e os giros e movimentos de braços presentes na salsa, soltinho, rock and roll e forró, entre outros.
 
Maxixe
 
O Maxixe ou samba brasileiro é um tipo de dança de salão brasileira criada por negros que esteve em moda entre o fim do século XIX e o início do século XX. Teve a sua origem no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, mais ou menos quando o tango também dava os seus primeiros passos na Argentina e no Uruguai, do qual sofreria algumas influências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, notam-se também influências do lundu, das polcas e das habaneras. Por isso mesmo, o maxixe é chamado por laguns de tango brasileiro. Alguns relatos afirmam também uma diferença com relação à harmonia, sendo a do tango brasileiro um pouco mais complexa do que de seu "irmão", o maxixe.
 
A forma rítmica do maxixe influenciou as obras de Donga e Sinhô, pioneiros compositores do samba, que tomaria lugar do maxixe como principal gênero musical brasileiro.2 Enquanto dança, o maxixe está presente nos passos do samba de gafieira, o samba de breque e o samba-choro) também preserva muitas estruturas rítmicas do maxixe. A lambada também deve algumas contribuições de estilo ao maxixe.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 92 2126-9587.
 
Assessoria de Comunicação
Fecomércio AM /Sesc / Senac