Concebido como uma ação estratégica de difusão e intercâmbio de artes cênicas para um país extenso e diversificado como o Brasil, o Palco Giratório é movido por muito esforço e entusiasmo, mas também por reflexões e questionamentos. 

Considerando as diferenças culturais e as desigualdades sociais e econômicas do país, no qual uma grande parte dos cidadãos ainda possui acesso muito restrito a equipamentos culturais e a obras artísticas, como detectar e eleger produtos cênicos capazes de encantar, surpreender e afetar seus espectadores? Como perceber quais grupos e coletivos estão prontos e com disposição para embarcar na desafiante missão de percorrer, durante um ano, o grande continente chamado Brasil, mostrando o seu trabalho e tendo encontros com sua gente?

Sustentado por uma rede de 33 curadores, composta por profissionais residentes em todos os estados brasileiros, o Palco Giratório reúne anualmente uma “amostragem” importante da produção cênica brasileira. Cada curador apresenta um número determinado de produções do seu estado e o coletivo analisa o conjunto das indicações. Além disso, ao longo do ano, os curadores dividem-se em grupos para acompanhar os principais festivais de artes cênicas do Brasil.

O material de trabalho é, portanto, um mosaico rico e desafiador, como a contemporaneidade. Nesse mosaico, cada componente nem sempre corresponde ao imaginário acerca de um estado ou de uma linguagem cênica determinada. E, desse modo, conceitos, opiniões e referências vão sendo diluídos e reconfigurados.

Importante assinalar que esse mosaico não se propõe a ser a expressão das “melhores produções em artes cênicas” do período. Isso porque o Palco Giratório tem especificidades, e é necessário que a circulação – que pode abranger até cinquenta diferentes cidades e exigir que o grupo permaneça em circulação por três meses ininterruptos (além de diversas outras etapas ao longo do ano) – seja enriquecedora para o grupo e proporcione uma significativa experiência para os públicos do projeto. Além de o trabalho ser artisticamente potente, o grupo deve estar suficientemente amadurecido e preparado para a empreitada. Participar do circuito Palco Giratório é, portanto, um compromisso firmado com cada grupo envolvido, que opta por investir seu trabalho no país e desbravar o próprio território.