Inscreva-se na pré-curadoria do Amazônia das Artes 2018, lembrando que as informações encaminhadas  são para a fase de curadoria local, portanto o preenchimento desta ficha de inscrição não é garantia que a obra apresentada será selecionada.

Abaixo, link para inscrição e critérios para participação na curadoria:

ACESSO À INSCRIÇÃO

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO

Só poderão participar do processo de seleção os trabalhos artísticos-culturais advindos do Amazonas (Manaus e municípios) nas linguagens de: literatura, música, teatro, dança, artes visuais, cinema (audiovisual), incluindo atividades com performances, intervenções urbanas, intervenções, instalações.

Propostas artísticas que tenham ligação direta com o estado, com profissionais dos estados envolvidos e que seja reconhecida como uma obra desta região.

Serão aceitos somente obras de pessoa jurídica.

Faz-se necessário, o preenchimento completo do formulário de inscrição como pessoa jurídica.

Não será permitida a circulação de artistas ou grupos contemplados no ano anterior (2017) pelo projeto Sesc Amazônia das Artes, assim como a de colaboradores do Sesc, Senac e Federação do Comércio.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

  • Conceito, valor histórico e criatividade/inovação/diferencial/originalidade;
  • Qualidade técnica e artística;
  • Estética relevante com foco no contemporâneo sem restrição a nenhuma vertente popular e/ou tradicional;
  • Trabalhos que contemplem a pesquisa, produção continuada do artista e/ou grupo.
  • Diversidade de linguagens, estilos, formatos;
  • Expressões que possibilitem ampliação do repertório de público.
  • Análise do cenário cultural da região, observando carências e demandas.
  • Representatividade do estado;
  • Diretrizes do Sesc;
  • Propostas com facilidade de adaptação e adequação aos diversos espaços dos Regionais Sesc participantes da Amazônia Legal.

APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

Conexão, Intensidades, Intercâmbio, Rede e Diversidades. Palavras que marcam a décima edição do projeto Sesc Amazônia das Artes. Um programa de circulação e intercâmbio das artes, que desconstrói a ideia de que não é possível fazer arte fora dos grandes eixos. Trazendo trabalhos com potência criativa, inquietações e provocações de artistas de 10 estados da Amazônia Legal. Ao mesmo tempo em que as questões naturais os aproximam, os interesses estéticos se mostram diversos e intensos.

Fazem parte deste programa as administrações regionais do Sesc nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Amapá, Tocantins e o Piauí, com o apoio do Departamento Nacional do Sesc.

Nas edições anteriores do projeto, foi introduzida uma modalidade muito importante:

– Performance e etapas do Conexões nas quais os artistas, que apresentam semelhanças entre seus interesses artísticos, se encontram para trocar experiências, técnicas e estabelecer conexões artísticas. Afetando no sentido do encontro, do contato, do perceber como os processos podem ser influenciados e experimentados na fronteira com o outro. Em sua décima edição, este espaço se potencializa e se solidifica, e será experimentado por todas as linguagens, inclusive literatura e cinema.

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura, que pretende ultrapassar a indispensável ação de divulgar os trabalhos, mas se desafia também a criar laços, fortalecer a promover a criação artística, dar visibilidade para as potencialidades estéticas que aparecem “do lado de cá” do país, encontrar respostas criativas e alternativas para as dificuldades encontradas, como o custo artístico amazônico (custos onerosos de produção, devido as grandes distâncias) e a escassez de políticas públicas para a cultura.

Dez anos se passaram e o projeto já é uma potência. Uma realidade viva.

Para mais detalhes do projeto, acesse e conheça o projeto de 2016/2017: Amazônia das Artes