O Projeto Festival de Calouros do Sesc Amazonas foi criado em 1980 e tem como principal objetivo a descoberta de novos intérpretes e revelação de novos talentos na área musical do estado. No início, o projeto atendia somente os comerciários que frequentavam o Sesc no horário do almoço. Com o passar dos anos, o festival acabou sendo um destaque cultural no Amazonas.

O Festival de Calouros é composto pelo congresso técnico com os candidatos inscritos,  audições, duas eliminatórias com 24 candidatos e a Final que dá aos três mais bem pontuados (1º, 2º e 3º lugares) valores em dinheiro e uma apresentação em projetos musicais do Sesc.  O 1º lugar além da apresentação e do cachê participa Mostra de Música Sons da Mata.

Para participar os interessados devem ter a idade mínima de 18 anos completos e não é permitida a participação de cantores que já atuam no meio artístico ou que tenham ganhado espetáculos ou festivais musicais. A participação é individual, não podendo inscrever-se duplas, grupos, bandas e nem ter vocal de apoio.

Dentre os talentos revelados pelo festival estão: Arlindo Junior, Serginho Queiroz, Liz Araújo, Salomão Rossy, Nely Miranda, Cris Silva, Eduardo Branco, Henrique Cardoso.