Composta por fotos, objetos e um vídeo, a exposição “Dos Dias em que a Ausência é Marca” retrata, a partir de um olhar crítico e poético, reflexões sobre a construção de identidade e representações ideológicas, a cidade de São Luís no Estado do Maranhão.
 
A exposição, do artista plástico Dinho Araújo, revela uma série de vazios significantes que delineiam a imagem da capital maranhense.
 
“Como analogia ao nosso vazio existencial, a leitura da cidade requer um olhar atento às lacunas e fissuras. Sob essa perspectiva, a paisagem do Centro Histórico é marcada tanto pela força expressiva do nosso conjunto arquitetônico quanto pela sua descaracterização (consequência da demolição de imóveis e da remoção dos azulejos das fachadas)”, explica o artista.
 
Dentro da mostra, há uma série de fotografias que serão expostas na parte interna de um cubo preto, onde a visualização só é possível a partir de brechas. Outra parte interessante da exposição é a série Oublier, do francês “esquecer”.
 
“Um conjunto de fotos registra os vazios deixados pela remoção dos azulejos dos casarões maranhenses”, explica Araújo.
 
Dinho Araújo
 
Arte/Educador, designer e artista plástico, Dinho Araújo é mestre em Antropologia pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e professor temporário do Departamento de Artes da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) entre 2012 e 2013. Participou das diversas mostras, como: I Salão de Jovens Talentos de Artes Visuais da Galeria Maggiorasca (2008); Concurso Arvoredo X, realizado pelo Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho; I Salão de Artes Visuais da Prefeitura de São Luís (2010); 3º Salão de Artes Plásticas da Prefeitura de São Luís (2012), prêmio de melhor trabalho na categoria videoinstalação; Participação na 10º Mostra Coletiva do Grupo Icnos (2013) – Sesc; Mostra de Intervenção Urbana “Desacordo Poético” (2013), apresentada na programação do Projeto Múltiplos Olhares (Sesc); 7ª Feira do Livro de São Luís (Fundação Municipal de Cultura) e 8ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes.
 
A mostra faz parte da programação do Sesc Amazônia das Artes e estará disponível para visitação de 03 a 07 de julho, das 13:00h às 15:00h na galeria Moacir Andrade, rua Henrique Martins, 427, Centro. A entrada é gratuita.
 
Assessoria de Comunicação
Fecomércio / Sesc / Senac