Inspirado no Topeng (teatro e dança dos rituais de Bali, da Indonésia), e no teatro popular brasileiro, o espetáculo “Instantâneos”, da Companhia dos Barés, do Rio de Janeiro, será apresentado no Teatro Amazonas, em Manaus, no dia 29 de junho (sexta-feira), às 20h. A apresentação faz parte do projeto Palco Giratório e terá entrada gratuita.

O espetáculo também será apresentado em Manacapuru, no dia 1º julho (domingo), às 19h, no Centro de Atividades Fausto Ventura SESC Manacapuru, também com entrada gratuita.

O “Instantâneos” aborda o ser humano e suas relações por meio de situações cotidianas. No palco, cinco atores vivem diferentes mascaras, revelando de forma simples e lúdica a maneira como habitamos o mundo. Instrumentos asiáticos, brasileiros e africanos se integram, propondo uma pesquisa de ritmos populares. O espetáculo investiga em sua encenação o princípio artesanal dos universos do Topeng e do teatro brasileiro, suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais.

Serviço:

MANAUS

Atividade: Espetáculo Instantâneos
Local: Teatro Amazonas
Horário: às 20h
Entrada franca

MANACAPURU
Atividade: Espetáculo Instantâneos
Local: Centro de Atividades Fausto Ventura SESC Manacapuru
Horário: às 19h
Entrada franca

Sobre o Palco Giratório

Este ano, o Palco Giratório completa 15 anos de itinerâncias pelo Brasil. Já passaram pelo projeto mais de 170 grupos teatrais, que realizaram aproximadamente cinco mil apresentações, alcançando 2,5 milhões de espectadores. Projeto que começou nos moldes do Mambembão, realizado pela Funarte de 1978 a 1980, o Palco Giratório iniciou as andanças por sete estados em 1998, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas. Atualmente está presente em todos os estados do país.

Os espetáculos do Palco Giratório vão além das apresentações. Além da troca de informações e metodologias de trabalho, o projeto promove a interação dos artistas com o público, por meio de conversas, oficinas e debates que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.

Ficha técnica do espetáculo:

Gênero: Teatro de Máscaras
Classificação etária: Livre
Duração: 65 minutos
Direção: Fabianna de Mello e Souza
Texto: Fabianna de Mello e Souza e Cia dos Bondres
Elenco (em revezamento): Fabianna de Mello e Souza, Flavia Lopes, Matheus Lima, Lucas Oradovschi, Angelina Mello, Samantha Reno, Miguel Nogueira, Tomaz Nogueira
Cenografia: Ivan Gil de Mello e Souza
Iluminação: Aurélio Simoni
Figurino: Tânia Tartarelli
Trilha sonora: Samantha Reno
Produção: José Carlos Della Vedova