Em parceria com o Sesc AM, a carioca Fernanda Bond visitou Manaus para apresentar aos alunos do Projeto Sesc Dramaturgia a famosa técnica dos Viewpoints. Ela é expert no assunto, fez doutorado na Columbia University, Nova York, com orientação da inventora do método, Anne Bogart.

Desenvolvida originalmente nos Estados Unidos, a técnica dos Viewpoints visa não somente a preparação de atores e performers, mas também à elaboração de uma dramaturgia cênica que tem no trabalho do ator um dos principais vetores de sua construção. Hoje, no Brasil, uma quantidade significativa de importantes grupos e diretores utilizam ou foram influenciados pela técnica dos Viewpoints.

Fernanda adorou a capital do Amazonas, disse que é uma cidade calorosa em todos os sentidos e que as pessoas são acolhedoras e amigáveis.

Confira a entrevista na íntegra

A disposição da turma ajuda bastante no desenvolvimento de um curso, como os alunos receberam o curso “A Técnica dos Viewpoints, o ator e a cena teatral”?

Com muita disponibilidade e generosidade. Rapidamente os alunos entenderam o espírito de improviso necessário à técnica e surgiram muitas boas ideias e imagens, apesar do pouco tempo em que estivemos juntos.

Na sua opinião, qual a importância de projetos como o Sesc Dramaturgia?

O Sesc Dramaturgia é um projeto lindo e muito relevante porque tem como proposta a descentralização da cultura. O sesc, de uma maneira geral, tem essa função de levar projetos consistentes para todos os lugares do Brasil e não só nos grandes polos culturais.
Além disso, aprender sobre as diferentes maneiras de abordar um texto teatral é algo fundamental para qualquer um que deseja trabalhar com teatro. Foi um privilégio trabalhar neste projeto.

Pretende voltar mais vezes à cidade para ministrar outros cursos?

Sim, inclusive estou conversando com o Sesc sobre a possibilidade de ministrar um curso mais longo e intensivo sobre a técnica dos Viewpoints. Percebemos que existe essa demanda e interesse na cidade. Vou adorar voltar a Manaus.

Saiba mais

O Sesc Dramaturgia Leituras em Cena tem como objetivo estimular a prática da leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros. Incentivar a prática da leitura em voz alta, apoiar a pesquisa dramatúrgica, provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo, propiciar o intercâmbio entre artistas de teatro, pesquisadores, formadores de opinião e público interessado.

O Projeto tem uma repercussão muito positiva na cidade de Manaus com participação assídua dos estudantes de teatro, atores e diretores. As escolas de arte também, como a Universidade do Estado do Amazonas, A escola de Artes ARTCENA, Liceu de Ofícios Claudio Santoro e os próprios atores do Teatro Experimental do Sesc (TESC) e alunos dos cursos de Teatro do Sesc AM também têm um envolvimento muito grande com o projeto.