Em sua 22ª edição, a Série Concertos Sesc Partituras será dedicada à presença feminina na música de concerto brasileira. O evento tem entrada gratuita e irá ocorrer nesta quinta-feira, 29, às 19h, no Palácio da Justiça, situado na Avenida Eduardo Ribeiro, Centro da cidade. O projeto traz em sua última etapa do ano o duo Irina Kazak e Beth Barreto.

Com a proposta de levar a conhecimento do público em geral o repertório brasileiro da música de concerto, a edição irá apresentar um repertório de compositoras brasileiras, valorizando e incentivando a mulher artista, compositora e interprete.

Apesar da extensa lista de compositoras e instrumentistas, a participação das mulheres ainda é bastante reduzida na música de concerto no Brasil. Isso demonstra que a nossa sociedade, que se constituiu a partir da valorização da figura masculina, ainda tem muito que fazer para aumentar a participação da mulher na vida social, cultural, política e econômica do país.

Irina Kazak

Nasceu na cidade de Baku (Azerbaijão – URSS). Começou os seus estudos aos 6 anos de idade. Formada no Conservatório Estatal de Rimsky-Korsakov (São-Petesburgo – Rússia) no curso de Musicologia, onde desde 1990 continuou no Departamento de Teoria musical já como professora de solfejo, teoria, harmonia e metodologia de ensino.

Em setembro de 1999 mudou para Brasil e começou a trabalhar como pianista da Orquestra Amazonas Filarmônica. Foi pianista-preparadora dos vários espetáculos dos IV- XV Festival Amazonas de Opera. Desde 2003 atua como professora de piano, redução de partituras, teoria e percepção musical na Universidade do Estado do Amazonas.

Beth Barreto

Nasceu na cidade de Manaus. Começou sua vida musical aos 8 anos de idade cantando em Igrejas. Na adolescência iniciou o estudo de Canto e Técnica Vocal, participou de vários Corais e projetos musicais pela Universidade. Atualmente é estudante de música habilidade em “canto lírico” na Universidade do Estado do Amazonas e Vocalista da Camerata de Choro Bem Brasil.

 

MAIS

Local: Palácio da Justiça – Av. Eduardo Ribeiro, 901, Centro;

Quando: 29 de novembro, às 19h;

Obras de:

1.    A brasileira (Chiquinha Gonzaga)
2.    Machuca (Chiquinha Gonzaga)
3.    Menina Faceira (Chiquinha Gonzaga)
4.    Lua Branca (Chiquinha Gonzaga)
5.    O Abre alas (Chiquinha Gonzaga)
6.    Santa (Chiquinha Gonzaga)
7.    Não  se impressione (Chiquinha Gonzaga)
8.    A morena (Chiquinha Gonzaga)
9.    Trovas (Alberto  Nepumoceno)
10.   Coração Triste (Alberto Nepumoceno)