Nos meses de agosto e setembro, o Sesc AM realizará 8 encontros para o debate de temas contemporâneos em torno da política e da produção cultural brasileira. Os conteúdos das palestras estão organizados em temas de relevância para a cena artística cultural. A entrada é gratuita e os encontros ocorrerão no Centro de Atividades do Sesc que fica localizado na rua Henrique Martins, 427, Centro. As inscrições podem ser feitas nessa mesma unidade.
  
Temas:
 
1. Políticas Culturais;
2. Economia Criativa;
3. Concepção e Elaboração de Projetos Culturais com ênfase em festivais de arte;
4. Mobilização e Captação de Recursos;
5. Curadoria e Produção Artística;
6. Produção Técnica – Ênfase em Artes Cênicas;
7. Programas Educativos e Mediação Cultural;
8. Acessibilidade Cultural. 
     
Aula 1 – Dia 08/08 às 14h30  – Prof.a Luciana Guilherme
 
Graduada em Administração de Empresas(Universidade Federal do Ceará). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora de instituições de ensino superior por dez anos. Foi assessora de Marketing e Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC/CE, assessora de marketing da Secretaria da Cultura do Ceará e diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura. Consultora em Economia Criativa do Ministério da Cultura de Cabo Verde.
 
Aula 2 – Dia 22/08 às 14h30 – Prof. Eduardo Bonito 
 
Formação em artes cênicas e relações públicas pela USP e performance pela Middlesex University, é produtor profissional desde 1990. Desde 2004 é curador do Festival Panorama de Dança e desde 2006 atua também como diretor artístico. É Diretor do Dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, desde 2005. Fundador e participante de várias redes nacionais e internacionais, é consultor para instituições governamentais e fundações culturais na América Latina e Europa.
 
Aula 3 – 29/08 às 14h30  – Prof. Renato Saraiva 
 
Advogado desde 1996 e gestor e produtor cultural desde 2006. Foi advogado de empresas e escritórios de advocacia, especializando-se na área de cultura e entretenimento. Foi também sócio de empresas de comunicação que atuam na assessoria de imprensa, relações públicas e produção de eventos de diversos projetos de tecnologia, cultura, entretenimento e gastronomia. Produziu e divulgou diversos projetos culturais nas áreas de teatro, artes visuais, música, literatura e cinema. Desde 2013 é diretor executivo do Festival Panorama e demais projetos da Associação Cultural Panorama. Consultor jurídico de outros projetos culturais.
 
Aula 4 – 5/09 às 9:30h – a definir
 
Aula 5 – 05/09 às 14h30 – Prof.a Nayse Lopez
   
Jornalista e curadora desde 1992. Realizou – como curadora, critica de dança e jornalista – diversas mostras e conferências na área da dança, das artes performativas e da cooperação cultural. Entre os últimos projetos: a Conferência Internacional de Dança e Cooperação Cultural, realizada em Rio e São Paulo, em 2005. Desde 2001 é curadora convidada do Festival Panorama, tornando-se em 2006 diretora geral e artística do Festival e de outros projetos da Associação Cultural Panorama. É também fundadora e editora do site especializado em dança www.idanca.net.
 
Aula 6 – 12/09 às 14h30 – Prof. José Márcio Barros
 
Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais(1980), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas(1992) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2003). É professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas, além de integrar o corpo docente do Curso de Ciências Sociais e Comunicação Social da PUC Minas. É professor da Faculdade de Políticas Públicas/ UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais. É professor convidado do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBa. Atua na área da Antropologia Urbana e da Comunicação, com ênfase nas temáticas da identidade cultural, política cultural, cidade e cultura, gestão cultural, da diversidade cultural e processos de mediação. É autor dentre outros trabalhos, do livro Comunicação e Cultura nas avenidas de contorno, publicado pela Editora PUC Minas e organizador dos livros Diversidade Cultural da proteção à promoção, publicado pela Editora Autêntica, As mediações da Cultura, publicado pela Editora PUC Minas, Pensar e Agir com a cultura, publicado pelo ODC e Federalismo e políticas culturais no Brasil, publicado pela EDUFBa. Coordena o Observatório da Diversidade Cultural e o Programa Pensar e Agir com a Cultura e integra a Rede de Estudos em Políticas Culturais.
 
Aula 7 – 16/09 às 14h30 – Prof. Juliana Lopes
 
Doutoranda em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ (2014-2017), Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Programa de Pós Graduação em História Política e Bens Culturais – CPDOC – Fundação Getúlio Vargas (2009) e Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atua na área de gestão e produção cultural, em especial em projetos de arte, cultura e educação. É coordenadora de Parcerias e Sustentabilidade do Instituto de Arte Tear e do Programa  Educativo do Festival Panorama. Foi coordenadora da Diversidade Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Coordenadora de Programas Culturais, Formação e Universidade da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura e Secretária Adjunta Municipal de Cultura da Prefeitura de Nova Iguaçu. 
 
Aula 8 – 19/09 às 14h30 – Prof. Rodrigo de Bonis
 
Ator, formado pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras e produtor cultural. Desde 2007 dedica-se a atividade de audiodescritor, executando as funções de narrador e roteirista de audiodescrição. Nos anos de 2010 e 2011 foi Professor na EAT – Escola das Artes Técnicas, ligada a rede FAETEC, lecionando a disciplina: Universo das Artes Cênicas. Em 2013 foi eleito Delegado – Representante da sociedade civil da cidade do Rio de Janeiro na Conferência Nacional de Cultura e Conferência Estadual de Cultura.
 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 92 2126-6780, 92 2126-9587 e 92 2126-6762.
 
Assessoria de Comunicação
Fecomércio AM / Sesc / Senac