O Projeto SESC Amazônia das Artes foi criado para contribuir com a circulação e intercâmbio da produção cultural da região Amazônica, formadas pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado em virtude de sua proximidade geográfica e da identificação com o cenário social e cultural da região.

A Amazônia Legal corresponde a um conceito político de delimitação geográfica de estados possuindo aspectos sociais e econômicos semelhantes. O projeto em formato de Mostra estimula e difundi os bens culturais da região com apresentações de espetáculos nas linguagens de Teatro, Dança, Circo, Música, Literatura, Artes Visuais, Performance e Cinema.

A cultura está ligada essencialmente à prática, à vivência, ao produto das relações sociais e ao seu reflexo enquanto manifestação de uma visão de mundo. Conteúdos culturais são produzidos a todo momento e das mais variadas formas. Individualmente ou não, eles caracterizam aquilo que é legitimamente parte e resultado do coletivo.

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura, que pretende ultrapassar a indispensável ação de divulgar os trabalhos, mas se desafia também a criar laços, fortalecer a criação artística, dar visibilidade para as potencialidades estéticas que aparecem “do lado de cá” do país, encontrar respostas criativas e alternativas para as dificuldades encontradas, como a do custo amazônico e a escassez de políticas públicas.

O projeto SESC Amazônia das Artes surgiu em 2007 a partir da preocupação dos diretores da Região Amazônica, identificadas por conta das limitações econômicas, sociais e a escassez de investimentos culturais. Como estratégia política, o projeto investe no estimulo e difusão artístico-cultural, destacando-se por ser inovador na região, viabilizando a circulação de um recorte da produção artística e entendendo-o como instrumento de transformação e desenvolvimento.

O projeto inicia-se com as reuniões de curadoria junto aos regionais participantes representadas pelos diretores, coordenadores e técnicos de cultura, tendo como objetivo discutir estratégias e conceitos, realizando o processo de curadoria de seleção dos trabalhos artísticos e operacionalização logística do projeto.

Podemos afirmar que o SESC é a única entidade presente em todos os estados da Amazônia Legal que possui estrutura e capacidade técnica para realizar um projeto como Amazônia das Artes. Destacamos a potencialização de sua política cultural colaborando na projeção de produções artísticas que já foram indicadas e/ou passaram pelo projeto e que foram premiadas nacionalmente e/ou circulam em outras praças culturais. Identificamos diversos trabalhos que aqui circularam e posterior ganharam amplitude nacional em projetos do Sesc e demais meios Culturais.