A peça “A Serpente”, baseada na última obra do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues, será apresentada no Amazonas no dia 9 de maio (quarta-feira) como parte da programação do projeto SESC Amazônia das Artes. O espetáculo é do grupo Oficina de Interpretação Teatral (Ofit), do Mato Grosso do Sul, e será apresentado às 20h, no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu). A entrada será gratuita.

A peça é dirigida por Nil Amaral e tem no elenco os atores Luciana Kreutzer, Bruno Moser, Emmanuel, Natali Allas, Mayer e Aline Duenha. O SESC Amazônia das Artes seguirá até o dia 16 de maio no Amazonas. O projeto é realizado em todos os estados da Amazônia Legal.

Sobre o espetáculo

O enredo gira em torno de duas irmãs, Lígia e Guida, que celebram seus respectivos casamentos no mesmo dia e passam a dividir, junto com os maridos Decio e Paulo, o mesmo apartamento presenteado pelo pai.

Na primeira cena, Lígia vê sua relação com Decio desfazer-se sem ao menos ter consumado o casamento. Enquanto isso, a irmã Guida vive uma verdadeira lua de mel com o marido Paulo. Abalada com sua própria desgraça e, ao ver a felicidade da irmã, Lígia pensa em cometer suicídio. Para evitar a tragédia da irmã e com uma verdadeira prova de amor a ela, Guida oferece a Lígia uma noite de amor com Paulo.

A partir daí, desenrola-se a história que reflete todas as dimensões míticas e psicológicas presentes na dramaturgia rodriguiana, colocando em destaque o conflito da relação entre um homem e uma mulher e o amor fraterno.