mostra literaria site

Na próxima sexta-feira, 27, o Sesc AM realiza a 5ª Mostra Literária na unidade Cidade Nova, localizada na rua Visconde Itanhaém, 94. Com entrada franca, o evento terá início às 19:30h com término às 21:30h e visa homenagear Cantores Amazônicos. A Mostra Literária é voltada para a cultura amazonense em suas diferentes manifestações, composições e elementos peculiares.  O foco é na literatura e na música.

Serão homenageados pelos alunos do Sesc Ler Cidade Nova:

Cileno
cileno2Cantor, compositor e violonista, Cileno iniciou a carreira musical em 1980, tocando em bares da capital e participando de vários festivais. Hoje, possui 12 discos lançados. Apresentava-se regularmente em festas no interior do Estado. No ano de 1983, representando o Amazonas, participou do concurso “A mais bela voz do Brasil”, promovido pelo SBT, de São Paulo. Neste mesmo ano, gravou sua composição, o reggae “Feira hippie”, no LP “Nossa música”, coletânea produzida pela Superintendência Estadual de Cultura de Manaus. Em 1994 lançou o primeiro disco solo intitulado “Reggai por nós”. Em 1998 gravou o disco “Reggae do skatista”. No ano de 2002 lançou o CD “WWW”, também com composições de sua autoria.

Zezinho Corrêa

zezinhocorrea2Atualmente, consultar de cultura do Sesc AM, iniciou a carreira de cantor no teatro após fazer o curso de formação de ator na Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (Fefierj). Fez parte do elenco de vários musicais até formar o grupo Carrapicho. Devido aos compromissos como cantor, Zezinho Corrêa não exerce mais a profissão de ator. Seu trabalho artístico foi totalmente voltado para o grupo Carrapicho.
A música que lançou o Carrapicho na França foi Tic Tic tac. Em 1996, O Carrapicho parte em turnê pela Europa. Ganhou discos de Platina Duplo e Ouro na França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Polônia, Israel, Líbano, Argentina, Chile, Paraguai e Brasil vendendo mais de 15 milhões de cds.

Karine Aguiar
karineaguiarNascida em Manaus Karine Aguiar está envolvida na música desde sua adolescência. Seus estudos vocais aconteceram no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e permanecem até os dias atuais, sob orientação da maestrina bielo-russa Natália Sakouro. É cantora integrante da Orquestra de Violões do Amazonas e da Big Manaus Band.
Em 2011, representou o Amazonas no 33° Femucic, em Maringá/PR, donde se destacou entre os 15 melhores artistas nacionais. No mesmo ano, venceu o Festival da Canção de Itacoatiara, arrebatando quatro prêmios: Melhor Música, Melhor Letra, Melhor Arranjo e Melhor Intérprete, com a canção Acalanto, de Eduardo Santhana, parceiro de composição de grandes nomes como Ivan Lins e João Donato.
No início de 2012, produziu e gravou em Nova York (EUA) seu primeiro disco “Arraial do Mundo”, no Water Music Studios (EUA).
Em 2013, já vem conquistando com seu disco alguns prêmios, como o de “Melhor Disco de MPB” e “Melhor Cantora”, no Prêmio de Música Manifesto Norte, que contempla os artistas de maior destaque na cena musical do Norte do Brasil.

Teixeira de Manaus
teixeirademanausUm dos maiores vendedores de discos na década de 80, e aquele refrão: “Parárará, Teixeira de Manaus / Parárará, Teixeira de Manaus” grudava na cabeça da gente. Nos domingos, depois do almoço só dava ele. O som alto nem incomodava a vizinhança: “Abra a sua porta, deixa o meu sax entrar.” Na música Boi Voador (Mauricio Pardo e Denílson Novo), do grupo “Os Tucumanus”, o nome de Teixeira é exaltado, com as honras de Boi luz de guerra.

Fabiano Neves
fabianonevesCantor e compositor amazonense, Fabiano Neves, iniciou a carreira artística aos 19 anos de idade como intérprete de bandas no estilo regional. Ingressou no Boi Caprichoso no ano de 2002, realizando ensaios junto à Marujada de Guerra, e no ano seguinte foi convidado pela diretoria do Movimento Marujada a ser um dos integrantes oficiais do Bar do Boi Caprichoso.

Participou de eventos de grande expressividade cultural a nível Regional e Internacional, quando na oportunidade representou o Brasil no Encontro da Cultura Mundial (Culture World – 2004) sediado na Cidade de Bucheon, Amostra do Folclore Internacional na Cidade de SeongNam (2004), e uma temporada de 3 meses com temática Amazônica no Lotte World (Cidade de Seoul – 2005) um dos maiores parques de diversão do Mundo, ambos na Coréia do Sul.

David Assayag
davidassayag2Um dos fundadores da Banda Canto da Mata, que, inicialmente, era neutra, não estando ligada a nenhum dos bois de Parintins. Posteriormente, a Banda Canto da Mata foi anexada ao Caprichoso. Em 1995, David Assayag torna-se o levantador oficial de toadas do Boi Garantido, onde permaneceu durante quinze anos. No “Boi do Povão”, David teve o espaço que sempre quis para mostrar seu talento, ganhou fama, foi reconhecido como a melhor voz do Amazonas e tornou-se valorizado. Em 2009, foi contratado pelo Boi Caprichoso numa polêmica mudança de Boi que repercutiu intensamente na mídia amazonense, especialmente pelo fato de o Boi Caprichoso ter demonstrado interesse por David Assayag somente após sua passagem com sucesso pelo rival.

Raízes Caboclas
raizescablocasGrupo Musical formado no início da década de 80, o Raízes Caboclas tem como principal objetivo a abordagem das raízes culturais da Amazônia, buscando referências nas diversas tendências musicais da região.

Nunes Filho
nunesfilhoCom 36 anos de carreira, 31 discos lançados e dois DVD’s ao vivo gravados, o cantor Nunes Filho, considerado “O Príncipe do Brega”. Sua estreia como cantor aconteceu por acaso na extinta boate Globo de Ouro, do cantor Cheiro Verde. Após uma grande campanha no Facebook, o cantor Nunes filho foi o grande nome na inauguração da Ponte Rio Negro, que liga Manaus a Iranduba, no dia 24 de outubro de 2011.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 92 3649-3750.

Assessoria de Comunicação
Fecomércio, Sesc e Senac AM