O Sesc Amazonas lança nesta quarta-feira (23) a 27ª Feira de Livros do Sesc, que, este ano, terá como tema “Encontro das águas e das Letras” e fará homenagem ao poeta Alcides Werk. O lançamento ocorrerá no Salão de Eventos Zezinho Corrêa, no Sesc Balneário, às 10h. Em 2013 a feira ocorrerá no período de 7 a 10 de novembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções, avenida Djalma Batista. A programação completa do evento será apresentada durante o lançamento.

Criada com intuito de dinamizar o cenário literário da cidade, fomentar o mercado editorial amazonense e proporcionar o intercâmbio de informações com escritores, a Feira de Livros do Sesc é um evento que confirma a missão do Serviço Social do Comércio de proporcionar e contribuir com a qualidade de vida da população. O autor homenageado deste ano é conhecido, sobretudo, pelos poemas que têm a Amazônia, com seus rios, matas e o caboclo em evidência.

Participarão do evento, neste ano, escritores amazonenses como Tenório Telles, Zemaria Pinto, Celdo Braga, Marcos Frederico Krüger, Aldisio Filgueiras, Maurício Mattos, Renan Freitas Pinto, Sérgio Freire, Márcio Souza, Odenildo Sena, José Almerindo A. da Rosa, Alisson Leão, Marilene Correia da Silva, Wilson Nogueira, Ozório Fonseca, José Seráfico, Abrahim Baze, Neuton Correa, Elson Farias, Leyla Leong, Ana Peixoto, Dori Carvalho,Suely Barros e o poeta carioca Antonio Cícero.

Histórico

Desde 1981, o SESC realiza feiras de livros em diversas localidades do país. No Amazonas, o projeto iniciou em 1986 e ganhou espaço em praças, shoppings e centros de convenções com palestras, mesas redondas, ações culturais e apresentações artísticas, destacando o importante papel dos livros como fonte de conhecimento e sabedoria. Por conta disso, a proposta inicial do evento não se restringe apenas a comercialização de livros, mas a outras atividades que envolvem a literatura e que facilitam a sua promoção e formação de leitores.

Outro objetivo do projeto é envolver instituições e mesmo empresas, chamando-as à responsabilidade social na formação da cidadania, na preservação e fomento da cultura brasileira.