Criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, a Libras  (Língua Brasileira de Sinais) é uma forma de linguagem natural. Como qualquer outra, ela apresenta uma estrutura gramatical própria, com seus aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos, entre outros. O que a diferencia das demais línguas usadas hoje é que, em vez do som, utiliza os gestos como meio de comunicação. Nela, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.

O Sesc AM, desde de 2004, oferece o curso de Língua Brasileira de Sinais nos níveis básico, intermediário, avançado e Tradutor Intérprete, no qual tornou-se referencia na área de Ensino em Tradução e Interpretação da Libras pela qualidade e pioneirismo na oferta em nosso estado. Do público temos os mais variados ramos de atuação como: Pedagogia, Professores da Educação Básica, Assistentes Sociais, Advogados, Turismólogos, Comerciários e dentre outros.

Desta forma, o Sesc proporciona no estado do Amazonas a promove o desenvolvimento de valores elevando a qualidade de vida, contemplada na diretriz 7 para o quinquênio 2016-2020, qualificando pessoas ao contato inclusivo com a comunidade surda.

Além das aulas regulares, os alunos tem acesso às aulas práticas complementares que consistem em visita guiada pelos professores surdos e professor-intérprete do Sesc, juntamente, com a comunidade surda local.

Essas aulas ocorrem em espaços comuns de convivência em shoppings, pontos turísticos da cidade e supermercados, possibilitando a aprendizagem da Libras a imersões que proporcionam a prática in loco da língua vivenciada em situações do cotidiano. Em Manaus, o Sesc é a única instituição que oferece o nível de Tradutor e Intérprete de Libras.