Diretores teatrais do Amazonas poderão participar da oficina de Análise de Textos Dramáticos e Técnicas de Leitura Encenada, que será ministrada pelo ator carioca Rodrigo Vrech, nos dias 14, 15 e 16 de maio, de 9h as 12h. A oficina é gratuita, faz parte do projeto “SESC Dramaturgia” e será realizada na unidade do SESC Centro.

Durante a atividade, será desenvolvido um estudo sobre como se configura um texto teatral e como utilizá-lo. Os participantes ainda terão informações sobre ferramentas para decodificar os mecanismos de construção do texto dramático.

O objetivo da atividade é instruir os diretores sobre os meios de encenação de uma leitura dramatizada. O estudo estará focado em dramaturgia contemporânea.

A oficina será divida nas seguintes etapas: leitura do texto para tentar identificar as dificuldades de compreensão do conceito de progressão dramática; discussão dos conceitos de ação, intriga e conflito; improvisação; contexto histórico; estilo; encenação e leitura dramatizada. O texto que será trabalhado será o “Ninguém falou que seria fácil”, de Felipe Rocha. O texto foi vencedor dos prêmios Shell e APTR do Rio, este ano. Os interessados devem procurar as centrais de atendimentos do SESC.

Sobre o ator

Rodrigo Vrech iniciou os estudos na Escola de Teatro Martins Pena no primeiro semestre de 2006 e conclui no primeiro semestre de 2008 com a peça de formatura “Viúva, porém honesta”, de Nelson Rodrigues. Com esse trabalho ele ganhou o prêmio de Melhor Ator na Mostra Estudantil do CCBB, em 2008.

Atuou em:

– “Viúva, Porém Honesta”, de Nelson Rodrigues. Direção: Dudu Gama. Em 2008.
– “O Mendigo”, de Bertolt Brecht. Direção: Marcos Henrique Rego. Em 2009.
– “Sonho Noite Verão”, de William Shakespere. Direção: Leonardo Hinckel. Orientação: André Paes Leme. Em 2010.
– Dirigiu, traduziu e produziu “Yerma”, de Federico Garcia Lorca. Em 2010.
– Escreveu, produziu e atua no monólogo “Filemon – Ensaio sobre a solidão”. Direção: Julia Shimura. Em 2012.