Com os objetivos de incentivar a leitura e descobrir novos talentos literários, o Sesc está com inscrições abertas para a primeira edição do Circuito de Criação Literária – Arte da Palavra. O evento é gratuito e acontecerá de 16 a 20 de abril, das 13h às 17h, no auditório do Sesc Centro de Atividades, localizado na Rua Henrique Martins, 427. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até dia 13 de abril, na Biblioteca do Sesc Centro.

O Circuito de Criação Literária – Arte da Palavra possibilitará a formação de grupos produtores e consumidores de textos literários, nos diferentes gêneros, modalidades, temas e níveis de leitura; favorece discussão e reflexão sobre a obra literária, os meios de produção e circulação das obras, envolvendo o escritor, a obra e o leitor.

Fazem parte da programação do circuito, oficinas em que as diferentes formas e práticas de escrita serão trabalhadas e estimuladas. Para isso, serão oferecidos instrumentos para o desenvolvimento da escrita.  Cada oficina terá a duração de 20 horas, distribuídas ao longo de uma semana.

Serão oferecidas oficinas com temáticas diversas: conto, crônica, romance, poesia escrita, poesia falada, quadrinhos, narração de histórias, técnica de romance e escrita criativa em geral. As oficinas serão ministradas pelo escritor gaúcho Jéferson Assumção, autor de mais de 20 livros entre ficção e filosofia.

Sobre o escritor/oficineiro

Jéferson Assumção recentemente publicou “Notas sobre Turibio Núñez, escritor caído” (romance bilingue, português/espanhol, BesouroBox, 2016) e “Cabeça de mulher olhando a neve” (BesouroBox, 2015, Contos), que tiveram lançamentos no Salão do Livro de Paris (França, 2016), na Argentina, Espanha e na Finlândia.

De 1985 a 1993, Jéferson foi camelô junto à estação Canoas do Trensurb, na Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. Naquele período, lia e escrevia oito horas por dia. Graduado em Filosofia, tem doutorado em Filosofia pela Universidade de León (Espanha), pós-doutorado em Teoria Literária pela Universidade de Brasília (UnB) e Diploma de Estudos Avançados (DEA) em Filosofia também pela Universidade de León (Ule).

Foi assessor, coordenador-geral e diretor de Livro, Leitura e Literatura no Ministério da Cultura (MinC), secretário municipal de Cultura de Canoas-RS e secretário adjunto de Cultura do Rio Grande do Sul. Como repórter especial, gestor cultural e ativista, já atuou em mais de 30 países, como Índia, Quênia, Marrocos, Senegal, Tunísia, diversos países sul-americanos e europeus, Japão, Cuba, República Dominicana e Costa Rica. Atualmente mora em Brasília, onde ministra uma Oficina de Escrita Criativa. É um dos curadores da Movida Literária.

Programação

Dia 16/04

Aula 1 – Introdução à escrita criativa
· Qual o sentido e significado do termo Escrita Criativa?
· Como ela surgiu e como ela está no brasil hoje (Mais estabelecidos: Rio Grande do       Sul, Recife. Em SP começa depois com aprendizes desses dois grupos)

Dia 17/04

Aula 2 – Escreva! Guia de Escrita Criativa (Jane Tutikian e Pedro Gonzaga)
· Os 4 movimentos da ficção: Narração, descrição, digressão e diálogo
· Quais os erros mais comuns da narrativa. (erro muito comum é o sentimentalismo, pedantismo e frivolidade)
· ABC da Literatura, Ezra Pound

Dia 18/04

Aula 3 – Estrutura do Conto
· A partir de Teses sobre o Conto de Ricardo Piglia
· O conto sempre conta duas histórias.
· Apresenta as diferenças no conto moderno (Ex: Kafka, Poe, Hemigway)

Dia 19/04

Aula 4 – Jornada do Herói
· A estrutura do conto maravilhoso (Vladimir Propp)
· O Herói de Mil Faces (Joseph Campbell)
· A Jornada do Escritor (Christopher Vogler)

Dia 20/04

Aula 5 – Como funciona a ficção (James Wood)
· “Como funciona a ficção” e “A coisa mais próxima da vida”
· Explicar sobre a obra e o impacto que ela tem hoje no meio.
· Detalhes expressivos
· O que devemos a Flaubert

Informações
(92) 3649-3750