O SESC Amazonas divulga a lista das 16 produções selecionadas no Concurso de Contos do SESC. As inscrições dos contos foram realizadas de março até novembro do ano passado. A seleção foi feita por uma comissão coordenada pelo professor e escritor Allison Leão, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Os 16 primeiros colocados participarão automaticamente de uma antologia literária, a “Antologia de Contos SESC”. O autor do conto que conquistou a primeira colocação receberá um notebook e 20 exemplares da antologia. O segundo colocado receberá um Ipod e 20 exemplares da antologia e o terceiro receberá 20 exemplares da antologia e um kit contendo os cem melhores contos de todos os tempos e os cem melhores contos fantásticos.

De acordo com o regulamento do concuso, apenas 15 contos deveriam ser selecionados, mas atendendo a uma recomendação da comissão, o SESC Amazonas resolveu classicar um a mais, devido a qualidade das produções.

O Concurso de Contos do SESC tem a finalidade de estimular a criação literária e descobrir novos talentos. O concurso é realizado desde 2006 no Amazonas. As inscrições das obras são abertas para todo o País.

Ao todo, 138 contos foram inscritos. Destes, 53 do Amazonas e o restante de outros estados do Brasil, além de brasileiros residentes no Japão, França e Estados Unidos. A cerimônia de premiação dos autores será no Festival Literário SESC de 2012, que ocorrerá em outubro.

Confira a lista de contos selecionados:

1 – “Madre Alzira” – de Vale de Cabeça
2 – “Iluminuras” – de Joe
3 – “Menina Cuidando de Girassóis” – de Splath
4 – “Sabedoria” – de Nabeiro’s
5 – “O jogo das dez Marias” – de Vilu Nguri
6 – “Febril” – de Max
7 – “Fábula Falsa” – de Fernando Mendes
8 – “Lili e o lado de fora do aquário” – de Anatov
9 – “Da rotina alheia” – de Luiz Sena
10 – “O espelho” – de Holavrac
11 – “O pranto” – de Bill Vargas
12 – “Estatística” – de Aureliano José
13 – “O camerungo ronra” – de Manuel Pão-de Pedra
14 – “Volte Amanhã” – de Rindo Alto
15 – “Pareçenca” – de José Machado Rosa
16 "A insustentável leveza da dor" – de Azulado