Sesc comemora aniversário de 72 anos promovendo o bem-estar social

Neste dia 13 de setembro, o Serviço Social do Comércio (Sesc) comemora 72 anos de história, oferecendo serviços nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e assistência, para atender ao trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo. No Amazonas, o Sesc iniciou suas atividades em 1948 na cidade de Manaus e ao longo dos anos vem ampliando sua atuação também para o interior do estado.

Atualmente o Sesc AM possui uma ampla estrutura, não só na capital amazonense, mas em diversas cidades do estado. No interior, está presente em Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé, Coari, Maués e Manacapuru. Em Manaus, possui sua sede regional, as unidades Sesc Centro, Cidade Nova e Balneário.

Promovendo ações como o Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc AM já contribuiu para que mais de oito mil pessoas tenham um processo de envelhecimento em condições dignas.

No Mesa Brasil, o Sesc já atendeu mais de 96 mil pessoas, o programa é formado por uma rede nacional de bancos de alimentos que luta contra à fome e o desperdício. No Turismo Social do Sesc, o objetivo não é só reproduzir uma viagem, mas desenvolver as ações que ofereçam oportunidade de integração favorecendo o intercâmbio cultural.

Nas atividades culturais, o Sesc AM vem desenvolvendo projetos como o Sonora Brasil, Palco Giratório, Festival de Calouros, Concurso de Contos, Amazônia das Artes, Feira de Livros, Canção da Mata, Mostra Literária, Bibliosesc, que proporcionam cultura à população gratuitamente. A área de Esportes e Lazer foi marcada pela etapa Manaus do circuito nacional Sesc Triathlon, pelo Ciclo Sesc, além da Meia Maratona e outras campanhas que visam motivar a população a prática de atividades físicas, buscando a melhoria da saúde física e mental.

Na área da saúde, a instituição possui a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, que realiza exames gratuitos de mamografia, ultrassonografia e preventivos. Além do OdontoSesc, com ênfase na educação da população sobre a saúde e modificação de hábitos, o atendimento é realizado em duas clínicas odontológicas e na moderna unidade móvel. 

Na área Educacional, o Centro de Atividades oferece cursos de Libras, Idiomas e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para adolescentes e adultos que desejam regularizar os estudos ou a certificação de conclusão do ensino básico. Além do Centro de Educação José Roberto Tadros, Escola Sesc, com turmas do ensino infantil ao médio em duas unidades na capital. A Escola Sesc ficou em décimo lugar no Enem 2017 e continua trabalhando na formação de cidadãos para o futuro.