SESC Ler

O programa educativo tem como objetivo principal alfabetizar jovens e adultos no Brasil através de uma combinação de atividades interdisciplinares. Além das salas de aula, os estudantes tem acesso a salas de leitura e de vídeo, espaços esportivos, culturais e de atendimento à saúde.

Para incentivar o desenvolvimento do gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos, as salas de leitura das unidades do projeto são equipadas com acervos literários técnico, jornais e demais periódicos. Os locais contam ainda com espaços de recepção para teleconferências e exibição de filmes.

Além da Educação de Jovens e Adultos, o SESC Ler desenvolve ainda o Projeto Habilidades de Estudo (PHE). A atividade é voltada para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental (1ª ao 5ª ano) e tem a finalidade de incentivar a curiosidade científica, pesquisa, reflexão crítica e a construção do saber. Os estudantes participam das atividades do projeto em horários inversos ao turno de aula das escolas que frequentam. Através do PHE elas realizam as tarefas escolares e participam de atividades pedagógicas que visam à promoção da autonomia intelectual e ampliação do universo sociocultural.

Atualmente o SESC Ler tem oito unidades que estão distribuídas em Manaus e nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tefé, Coari e Maués. As atividades do projeto são realizadas gratuitamente e os estudantes recebem ainda fardamento escolar e material pedagógico.