palco

Uma narrativa sobre dois conflitos cujo objetivo é propor diálogos e reflexões acerca da condição e atitudes humanas, essas são as abordagens do espetáculo ‘Dúplice’, que alia teatro, dança, beat-box e percussão vocal num jogo físico, rítmico, cênico e sonoro. Dúplice é concebido e interpretado pelos atores e bailarinos Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha, e será apresentado em Manaus, Itacoatiara e Parintins.

Nesta sexta-feira (03) Dúplice será apresentado na capital do Amazonas, às 20h, no Café Teatro, localizado na Av. Sete de Setembro, 377. No dia 05 de julho, o espetáculo desembarca em Parintins, com apresentação marcada às 20h, no Auditório do CETI, Centro Educacional de Tempo Integral Deputado Gláucio Bentes Gonçalves, na Rua Fausto Bulcão, 1286, São Vicente de Paula. Nesta quarta-feira (01), o espetáculo chega aos itacoatiarenses, também às 20h, no CREPI, Clube Recreativo dos Professores de Itacoatiara.

Além das apresentações, será realizado ainda o ‘Pensamento Giratório’, uma espécie de oficina onde a proposta é compartilhar com os participantes elementos que foram condutores no processo criativo do espetáculo “Dúplice” visando estimular a pesquisa entre público e artistas dentro do imenso âmbito das artes cênicas. Podem participar estudantes de artes cênicas, dançarinos profissionais, entusiastas, entre outros. O Pensamento Giratório será realizado dia 06 de junho, às 19h, no Mini auditório da ESAT/UEA, localizado na Leonardo Malcher, 1728, Praça 14 de Janeiro. Toda programação do Palco Giratório é gratuita.

Histórico

A parceria entre Rodrigo Cunha e Rodrigo Cruz se iniciou em abril de 2008 através de um processo criativo e colaborativo. Os dois intérpretes-criadores propuseram mutuamente experiências corporais sonoras e cênicas que envolveram linguagens da dança contemporânea, do teatro-físico, do clown e da pantomima, bem como da percussão vocal. Não era objetivo seguir, mesclar, encontrar, muito menos criar algum método ou estilo específico e sim, explorar, descobrir e trocar tanto experiências corporais/vocais como também os desafios e vontades, os princípios e limitações de cada artista.

As direções apontadas eram tanto aquelas que já lhes eram familiares e repetitivas como as que desconheciam absolutamente, dando oportunidade ao absurdo e ao grotesco. Tais experiências foram acompanhadas por diálogos e reflexões acerca de patologias psicológicas como transtornos bipolares e transtorno obssessivo-compulsivo (TOC), bem como características humanas basais associadas a dualidade, entre elas, disputa, fragilidade, agressividade, convenções sociais e duplicidade de caráter (falsidade), os percebendo clara e recorrentemente dentro de várias esferas socias, dentro das quais as imagens são essenciais para a sustentação de falsos propósitos.

Outra característica destacada – talvez a principal – foi à brutalidade, entendida menos no sentido de agressão física e mais no sentido de rusticidade, ou seja, algo como sendo objeto de contínuas deduções ou burilamentos. Desta forma, os artistas partiram e chegaram neste ponto: corpos brutos, destituídos de máscaras, figurinos e maquiagens, com o propósito maior de desenvolverem uma atitude cênica que fosse capaz de se sustentar, minimizado ou extinguido completamente quaisquer recursos que não fossem tão somente seus próprios corpos, dotados de suas habilidades, possibilidades e limitações, anseios e insuficiências.

Palco Giratório

Ao longo de seus 17 anos de existência, o Palco Giratório se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 3 milhões de pessoas. 

Ao todo, já foram 6.175 apresentações com teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas —  em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos. Mais do que entretenimento, essa iniciativa tem como objetivo não só a troca de experiências e vivências entre os artistas, mas também a difusão de montagens regionais pelo país afora, além de criar oportunidades de inserção de artistas, produtores e técnicos no mercado de trabalho.

Informações
(92) 3649-3750