DSC_1231*Crédito foto: Veruscka Brizart – Assessoria de Comunicação Sesc PA

Nesta quarta-feira, 14, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém/PA, foi realizado o lançamento nacional da 19ª edição do Sonora Brasil, circuito 2016. Apresentaram-se as artesãs do grupo Cantadeiras do Sisal (BA), Aboiadores de Valente (BA) e os violeiros Fernando Deghi (PR) e Marcus Ferrer (RJ).

Na ocasião, estiveram presentes Paulo Camargo, diretor de Educação e Cultura do departamento nacional do Sesc, técnicos de música dos departamentos regionais da instituição e artistas que fazem parte do projeto.

Neste ano de 2016, circulam pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste os grupos musicais que representam o tema Violas Brasileiras. Esses abordam os quatro aspectos do desenvolvimento do instrumento no país, mostrando que o uso da viola ultrapassa as fronteiras do interior e chega às salas de concerto, ampliando sua presença nos espaços destinados à música clássica.

A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. A ação possibilita  o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.

Para Gilberto Figueiredo, coordenador nacional do projeto e assessor técnico de música do departamento nacional do Sesc, as apresentações deste ano representam o amadurecimento dos grupos musicais, pois os artistas que se apresentaram nas regiões Sul e Sudeste, vão, neste ano, se apresentar no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Figueiredo salientou que “a experiência de 2015 faz com que se reduza o nível de tensão dos artistas, que passam a conhecer melhor as rotinas de viagens e domínio do palco”. Para o coordenador do Sonora Brasil, a expectativa é que as apresentações, em 2016, sejam mais expressivas que a do ano passado.  

O técnico de música do Sesc AM, Genivaldo Almeida, ressalta que as apresentações no Amazonas serão realizadas em Manaus e Parintins, entre os dias 2 e 7 de junho, em locais ainda a definir. As duas cidades amazonenses receberão os artistas Paulo Freire e Levi Ramiro (Violas Caipiras), Fernando Deghie e Marcus Ferrer (Violas em Concerto), Antônio Madureira, Ivanildo Vilanova e Cássio Nobre (Violas no Nordeste), Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro (Violas Singulares).

A cobertura completa da edição 2015/2016 do Sonora Brasil poderá ser acompanhada aqui no site do Sesc AM, no facebook (fb.com/sesc.amazonas) e na edição de maio/junho da revista Fecomércio Em Ação.

Assessoria de Comunicação
Sistema Fecomércio, Sesc e Senac AM