okokokokok

Durante três dias o município de Itacoatiara se transformou em um centro de leitura, arte e cultura, por todos os lados pessoas descobriam uma forma muito antiga de conhecer o mundo: através de livros. O 1º Festival Literário de Itacoatiara possibilitou aos moradores da cidade acesso à diversos estilos de leitura, desde clássicos da literatura até ficção científica, biografias e livros de culinária. Além de atividades culturais e recreativas.

Com o tema ‘Do Roseiral à Magia da Leitura’, o festival aconteceu de 13 a 15 de novembro. Diversos espaços temáticos fizeram a alegria de crianças, jovens e adultos, como o Espaço Literário da Vovó, Gibiteca, Espaço Sesc Ler Poesia, Café Literário, Oficinas Literárias com escritores amazonenses, palestras e oficinas de geração de renda com aproveitamento de alimentos, além de cinema, jogos, pinturas, brincadeiras, e apresentações artísticas que foram realizadas em um palco estruturado na unidade.

Centenas de crianças, jovens e adultos participaram das atividades. A estudante Daniella Lima, 09, aproveitou o festival para conhecer livros diferentes e sonhar com cada história nova, “eu acho os livros muito legais, quando meus pais viajam o único presente que eu peço é que eles tragam livros para mim, e aqui na ‘feirinha’ eu posso escolher quantos eu quiser”, disse a pequena enquanto segurava seus quatro novos exemplares.

Segundo o empresário Daniel Lima, pai de Daniella, a pequena sempre gostou de ler e pediu para levá-la ao festival literário todos os dias, “ela adquiriu este hábito dos avós, que também leem muitos livros. Com o festival pude ver durante horas minha filha esquecer o mundo e mergulhar nas histórias e contos”, explicou.

Dez stands com diversos livros a preços acessíveis fizeram parte do festival literário, que por sua vez, fez uma homenagem ao consagrado escritor amazonense Elson Farias, autor de famosas obras literárias e que lançou nacionalmente no dia 15, o livro ‘As aventuras do Zezé nos quatro elementos da natureza’.

Ao ser percebido durante uma visita ao festival, Elson foi contagiado pela alegria das crianças, que o abraçaram, pediram autógrafos e tiraram fotos por cerca de duas horas. “Eu nunca imaginei na vida receber uma homenagem como esta, estou muito emocionado. As crianças são surpreendentes, estou feliz e sem palavras”, comentou o escritor enquanto recebia o carinha das crianças.

O 1º Festival Literário de Itacoatiara é uma iniciativa do Sesc e tem  como objetivo aproximar as pessoas dos livros. A programação encerrou no sábado, às 21h30 com o show da banda carrapicho.