elsonfaria

Elson José Bentes Farias, nasceu em Roseiral (município de Itacoatiara), em 11 de junho de 1936. Filho de Elesbão Pereira Farias e Maria Secundina Bentes Farias, morou em várias cidades e vilas amazonenses, acompanhando seu pai no trabalho de comércio e financiamento de extratores de produtos regionais em cidades como Itacoatiara, Urucará, São Sebastião do Uatumã e Parintins.

Estudou nas escolas públicas até o primeiro ano do curso de formação de professores, feito no antigo Instituto de Educação do Amazonas, em Manaus, para onde se mudou aos 18 anos e reside até hoje. É casado com Roseli Franco de Sá Farias e possui três filhos, Marcelo, Klarisse e José Eugênio.

Ao chegar a Manaus, ingressou no movimento de renovação das letras representado pelo Clube da Madrugada. É membro da Academia Amazonense de Letras, da qual foi presidente, em dois períodos, de 2004-2005 e 2006-2007. Com alguns companheiros, fundou em Manaus a União Brasileira de Escritores do Amazonas, tendo sido seu primeiro presidente.

Foi Diretor do Departamento de Cultura, transformando-o na Fundação Cultural do Amazonas, da qual foi o primeiro Superintendente. Elson Farias também exerceu as funções de Secretário de Estado da Educação e Cultura e da Comunicação Social.

Hoje, realiza viagens de estudos e de passeio no Exterior. Seu trabalho nos domínios da poesia, prosa de ficção, ensaio e literatura infanto-juvenil, expressa temas da Amazônia, a paisagem e o homem, os mitos e a natureza.

Conheça a Bibliografia de Elson Farias 

Saiba mais sobre o livro “Aventuras do Zezé nos Quatro Elementos da Natureza”

Assessoria de Comunicação
Sistema Fecomércio – Senac e Sesc AM