site banner bolero e forro

Estão abertas, até o dia 24/10, as inscrições para os cursos de Bolero e Forró no Sesc AM. As aulas serão ministradas no Centro de Atividades do Sesc, no período de 28/10 a 18/11, às terças, quintas e sextas-feiras no horário de 19:00h às 21:00h. A idade mínima para inscrever-se é de 15 anos. Para a inscrição é necessária a carteira do Sesc atualizada e o valor de R$ 50,00 para alunos comerciários e R$ 60,00 usuários.

Bolero

Consta que seu nome deriva da palavra espanhola volero (devolar = voar) ou das bolinhas que eram usadas presas nos vestidos das dançarinas ciganas (boleras), que pareciam voar enquanto dançavam.

O bolero, a princípio, era executado com acompanhamento de castanholas, violão e pandeiro, tal qual o fandango, enquanto o casal dançava sem se tocar, com sensuais movimentos de aproximação e afastamento.

Na maioria dos países latino-americanos ele é dançado de forma simples e lenta, sem muitas variações. Portanto ao ouvir a expressão “dois pra lá, dois pra cá”, com certeza estarão falando do bolero, pois essa é a base para se dançar esse ritmo que se desenvolveu, principalmente, em Cuba e outros países da América Central, México, República Dominicana e Porto Rico. Na Europa ele é mais conhecido como rumba lenta. O Bolero é uma dança agradável e elegante com música romântica com letras sentimentais e por isso permanece até nossos dias.

Forró

O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de  dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.

O Centro de Atividades do Sesc AM fica localizado na rua Henrique Martins, 427, Centro. Para mais informações, os interessados podem ligar para 92 2126-9587.

Assessoria de Comunicação
Sistema Fecomércio – Sesc e Senac AM